Comunidade quilombola ganha escola
“Possibilitar um estudo digno e estimulante, ao passo que a comunidade sai da lama e da poeira, nos dias de chuva e sol, é oferecer dignidade e fomentar o avanço de São Braz, valorizando os povos tradicionais”, destacou o deputado estadual Bira Corôa, no ato de entrega do Centro Educacional Municipal Profª Ana Judite e da Rua Nova Esperança, no distrito santamarense de São Braz.
Lado a o lado o prefeito da cidade, Ricardo Machado e o deputado estadual Bira Corôa caminharam pelas ruas recentemente pavimentadas e visitaram as instalações da escola. “Falaram que nos últimos anos de mandato, eu não faria mais nada. Esta escola, dentre as outras seis construídas no mandato, e esta rua, são respostas concretas de que o desenvolvimento de Santo Amaro está chegando a todas as partes e, principalmente, a quem mais precisa”, frisou Ricardo.
O vereador e morador da comunidade, Liquito, declarou emocionado: "Essas obras são a realização de um sonho que eu queria viver com a comunidade”. O diretor da escola, Willian Paixão, explicou o motivo de sua euforia: “Por se tratar de uma comunidade quilombola, o maior presente que o prefeito nos deus foi uma estrutura digna, salas climatizadas, mobiliários novos, isso valoriza muito para darmos continuidade a um trabalho de resgate cultural da comunidade, até porque já estamos bolando o programa escola aberta, para abrir a escola para a comunidade, com foco na realização de oficinas, teatro, dança e valorização da cultura quilombola”, pontou.
Além da presença maciça da comunidade de São Braz, muito bem representada no ato, pelo morador Xoxo, que emocionou a todos em sua explanação, ainda estavam presentes o ex-deputado federal, Luiz Alberto, os secretários municipais, Tales Campos (Educação), Luis Pacheco (Obras), o vice-prefeito, Leonardo Pacheco, e os vereadores, Luciano Caldas, Raimar, Periquito, Roque Carcará, Gleiber Vitória e Jair do Derba.
Antes e após as explanações ainda houve apresentações de artistas tradicionais da cidade, como de Reizinho e do Samba Chula de João do Boi.