• (21) 3042-6445
  • comunica@koinonia.org.br
  • Rua Santo Amaro, 129 - RJ

Comunidade quilombola Malhadinha promove olimpíadas com competições esportivas e apresentações cultu

A Secretaria de Estado da Defesa e Proteção Social (Sedeps) é parceira, como apoiadora, da 2ª Quiolimpíadas. Os jogos começam nesta sexta-feira, 28, e seguem até o dia 30 de agosto, na comunidade rural quilombola Malhadinha, localizada a 33 Km de Brejinho de Nazaré. O evento terá, além de competições esportivas, apresentações artísticas, culturais e palestra.

O gerente de Promoção da Igualdade Racial da Sedeps, André Luís Silva, explica que a secretaria apoia o evento por acreditar que a interação entre o povo quilombola é importante. “Apoiamos as Quiolimpíadas por acreditar que essa iniciativa dos jovens da comunidade rural quilombola Malhadinha é uma maneira de promover a interação entre os membros da própria comunidade e também com membros das comunidades convidadas para participarem do evento”, ressaltou.

Quiolimpíadas

Participam das Quiolimpíadas, cinco comunidades quilombolas e também jovens do município de Brejinho de Nazaré. A abertura do evento será nesta sexta-feira, 28, às 19 horas, com apresentações de dança, capoeira e folia, como também a apresentação das equipes competidoras. Em seguida, acontecerá a primeira modalidade das Quiolimpíadas, uma gincana que terá corrida no saco, jogo de perguntas e respostas, embaixadinha e grito de guerra.

No sábado, 29, haverá maratona, corrida dos 100 metros, revezamento, salto a distância, salto em altura, ping-pong com bola de futebol, vôlei e futebol, e também jogos de salão como baralho, dama, dominó, sinuca e tênis de mesa. Durante a noite, haverá concurso de beleza negra, show de calouros, concurso de forró e escolha da musa e mister quilombola, considerando requisitos como educação, comportamento e humildade durante os três dias do evento. Para finalizar o evento no domingo, 30, haverá palestra com o tema Formação e Identidade Quilombola e entrega de troféus e medalhas aos competidores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo