Oficina promove articulação entre Observatórios
KOINONIA participou, no dia 25 de julho, de uma articulação entre Observatórios. O encontro foi realizado em Búzios, região dos Lagos do Rio de Janeiro, e contou com a presença de outros dez observatórios da região participantes do Projeto de Educação Ambiental Observação: Araruama, Arraial do Cabo, Búzios, Cabo Frio, Macaé, Niterói e São Pedro da Aldeia.
O primeiro momento do evento teve como objetivo o compartilhamento de experiências. Andréa Oliveira e Natasha Arsenio, do Observatório Quilombola, Francisco Valdean, do Observatório de Favelas, e Gabriel Pereira, do Observatório de Conflitos Rurais em São Paulo, apresentaram aos observatórios da região dos Lagos seus trabalhos, como se articulam e quais as suas finalidades específicas.
Durante a tarde, o grupo foi separado em rodas de conversa com cada palestrante, através das quais puderam esclarecer dúvidas, compartilhar dificuldades e também conhecer mais sobre o trabalho de outros observatórios vizinhos.
Um dos observatórios inscritos no grupo de KOINONIA foi o de São Pedro da Aldeia, que logo questionou sobre as dificuldades encontradas na realização do trabalho junto às comunidades. Eles se referiam a grupos que se colocavam contra os interesses das comunidades tradicionais. Andréa Oliveira citou alguns casos em que o trabalho de KOINONIA sofreu algum impedimento e ressaltou a importância de não desistir de realizar aquilo que é necessário, dentro do que for possível.
O Observatório de Cabo Frio definiu o dia de articulação como “proveitoso”. “O Observatório de Cabo Frio obteve clareza nos assuntos abordados e alcançou respostas para nossas demandas”.