Comunidades Quilombolas da Paraíba expõem bens culturais inventariados
São aproximadamente três mil remanescentes Quilombolas na região do Conde na Paraíba. Lá eles mantém tradições culturais como o coco de roda, a capoeira e o ofício das rezadeiras. Neste sábado (28), as comunidades de Ipiranga e Gurugi se reúnem para apresentar as manifestações artísticas que representam as suas tradições e fortalecem a identidade Quilombola.
A partir das 18h, será aberta a exposição fotográfica que apresenta os bens culturais imateriais que foram inventariados nas comunidades por agentes culturais locais. Essa exposição é fruto de uma trabalho realizado pelo Museu do Patrimônio Vivo -MPV da grande João Pessoa que capacitou jovens em Agentes Culturais Comunitários para o reconhecimento e mapeamento das manifestações culturais de maior expressão nas comunidades.
Além da exposição, serão realizadas apresentações artísticas de coco de roda, Maracatu, Ciranda, Capoeira e apresentação teatral da peça “Muchima – A Vida no Quilombo”. Para o agente cultural do MPV que participou do mapeamento e montagem da exposição, esse trabalho é muito rico, valoriza, fortalece a identidade e auto estima do povo Quilombola. “As Culturas influenciam a vida das pessoas, para nós essas expressões artísticas que identificamos aqui na nossa comunidade são um ato de resistência”, destacou Marcos Santos, morador do Quilombo Gurugi.
Segundo a educadora patrimonial do Museu do Patrimônio Vivo, o projeto surgiu para promover o envolvimento das gerações mais jovens nas práticas culturais e facilitar a inserção e visibilidade das manifestações tradicionais das comunidades no mercado Cultural. “O Museu se dedicada à educação patrimonial, à formação de agentes culturais, à divulgação e valorização dos bens culturais imateriais como o que tem acontecido nos Quilombos de Gurugi e Ipiranga”, frisou Marcela Muccillo.
O Museu do Patrimônio Vivo da Grande João Pessoa é um projeto que tem impulsionado ações de salvaguarda do patrimônio imaterial da Grande João Pessoa. A iniciativa foi premiada em 2013 pelo IPHAN Nacional, por meio do Prêmio Rodrigo de Melo Franco, na categoria patrimônio imaterial.
Serviço:
Exposição Museu do Patrimônio Vivo da Grande João Pessoa – Comunidade Gurugi/Ipiranga
Dia: 28/03 (sábado)
Horário: a partir das 18h
Local: Quilombo do Ipiranga
(comunidade fica às margens da PB 018, km 10, sentido Conde – Jacumã)
Sítio do Museu do Patrimônio Vivo
http://www.museudopatrimoniovivo.com/#!inventario/cg03