• (21) 3042-6445
  • comunica@koinonia.org.br
  • Rua Santo Amaro, 129 - RJ

O trabalho em prol das Comunidades Quilombolas de Mato Grosso

Os quilombos localizam-se na cidade e no campo. No espaço urbano são sítios anteriormente isolados, afastados da área central, os quais, com o processo de expansão das cidades, atualmente estão localizados em áreas urbanas. No espaço rural, esses territórios são espaços resultantes de um processo de isolamento territorial e continuam afastados dos centros urbanos com localização estratégica e difícil acesso.

Essas comunidades representam um instrumento vigoroso no processo de reconhecimento da identidade negra brasileira para uma maior afirmação étnica e nacional. O fato de o quilombo ter existido como uma lacuna onde se construiu uma sociedade paralela ao sistema escravista, projeta uma esperança de que instituições semelhantes possam atuar no presente ao lado de várias outras manifestações de reforço à identidade cultural, saberes e conhecimentos quilombolas.

De acordo com a Fundação Cultural Palmares, existem em Mato Grosso, aproximadamente 160 áreas ou comunidades quilombolas. Dessas, 60 já foram reconhecidas pela fundação. Quem falou um pouco sobre isso com a gente foi a historiadora que também é quilombola, Silviane Ramos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo