• (21) 3042-6445
  • comunica@koinonia.org.br
  • Rua Santo Amaro, 129 - RJ

Oficina de comercialização capacita quilombolas

Nesta sexta-feira (19) e no sábado (20), em Porto Alegre (RS), a Oficina de Comercialização para Comunidades Quilombolas irá capacitar cerca de 20 representantes gaúchos para vender aos mercados e modalidades de compras governamentais.

Entre as atividades previstas no encontro estão palestras explicativas sobre os programas de Aquisição de Alimentos (PAA) e de Alimentação Escolar (Pnae), que levam alimentos para unidades públicas de ensino e às populações em situação de insegurança alimentar.

A produção quilombola é, em geral, voltada para a subsistência, por isso, as oficinas buscam contribuir para o aumento da renda das famílias que vivem em situação de pobreza.

Apesar das comunidades quilombolas terem aumentado suas produções, elas encontram dificuldades no processo de comercialização de seus produtos.

“Queremos passar informações de como acessar os programas de compras institucionais, para que as comunidades conheçam e possam ampliar a comercialização”, explica o coordenador-geral das Políticas para Povos e Comunidades Tradicionais do MDA, Edmilton Cerqueira.

A ação está inserida no eixo de inclusão produtiva do Programa Brasil Quilombola. Já foram capacitados quilombolas da Bahia, Maranhão e Minas Gerais já foram capacitados.

A ação é uma parceria entre MDA e Incra, com a Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Social (Seppir), Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) e Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo