• (21) 3042-6445
  • comunica@koinonia.org.br
  • Rua Santo Amaro, 129 - RJ

Atores levam peça a quilombo

Os atores Ivan Belém, Romeu Benedicto e Vital Siqueira estreiam hoje (17), a partir das 09h30, o espetáculo “A Virgindade Contestada” — texto de Luiz Carlos Ribeiro adaptado do conto de mesmo nome da escritora e roteirista Tereza Albues.

A apresentação matutina conta com um palco não muito usual — o Quilombo Mata-Cavalo de Dentro, na cidade de Nossa Senhora do Livramento (cerca de 40 quilômetros da capital). Logo após o espetáculo, haverá uma mesa-redonda para debater questões como o patrimônio imaterial.

A PEÇA

O espetáculo foi construído de maneira a estar repleto de confusões e, claro, como não poderia deixar de ser tendo em vista o elenco, riso, muito riso. Porém, as necessárias reviravoltas que tornam toda história interessante não foram esquecidas. Por isso o desfecho, defende a assessoria, é surpreendente.

Falando no elenco, as comadres Pitu e Creonice e o cuiabaníssimo Totó Bodega são personagens vividos, respectivamente, por Vital Siqueira, Ivan Belém e Romeu Benedicto. Em torno deles, a montagem conta a história de Flor de Liz, uma porca de propriedade de Creonice que supostamente foi emprenhada pelo porco capado de Totó Bodega, o Pau de Sebo. A Comadre Pitu é convocada para resolver o impasse — pois capado não monta e muito menos engravida porca nenhuma – e ainda faz as vezes de parteira.

“A Virgindade Contestada” está sendo realizada com apoio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura, e o local escolhido para a estreia foi acertado por dois lados: por um porque o quilombo está localizado em Nossa Senhora do Livramento, município de nascimento da escritora Thereza Albues, uma das mais mato-grossenses mais conhecidas mundo afora, tendo, inclusive, tornado-se ela mesma cidadã do mundo — viveu por muitos anos em Nova York, nos Estados Unidos. Morreu em 05 de outubro de 2005.

Depois de Livramento, o espetáculo deve percorrer os municípios de Chapada dos Guimarães e Santo Antônio de Leverger. Só então, a peça será encenada em Cuiabá. Ainda sem previsão de data.

O ELENCO

O ator Ivan Belém — a Comadre Creonice — fazia dupla com Liu Arruda na maioria dos espetáculos com sua personagem mais conhecida, a Comadre Nhara, recentemente lembrado pela mídia local devido a um espetáculo criado pelo também ator cuiabano André D’Lucca.

Belém é ator e fundador do Grupo Gambiarra, o primeiro grupo de teatro de rua de Mato Grosso. Ele também é historiador e doutorando em Educação e Meio Ambiente na Universidade Federal de Mato Grosso com uma tese exatamente sobre a trajetória de Liu Arruda no teatro mato¬grossense, além de ser diretor do Museu da Imagem e do Som de Cuiabá (Misc).

Romeu Benedicto, o Totó Bodega, é ator e apresentador de televisão e já participou de várias peças, filmes, programas de tevê locais e novelas da Rede Globo.

Além das atividades ligadas à arte, ele é servidor público da Secretaria de Fazenda de Mato Grosso, onde trabalha como agente de administração fazendária.

Vital Siqueira é ator, roteirista, diretor de teatro e arte-educador. Já encenou diversas peças na capital, a maioria delas com foco na cultura regional e também nas lendas consagradas brasileiras, como fez em “Histórias de Pitu”, encenada na capital em 2006, e a vida privada cuiabana, como mostrou em “Segredo de casa, Barata que Sabe”, de 2009. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo