Comunidade Quilombola recebe projeto de educação ambiental e saúde
Os guarda-parques do Parque Estadual do Cunhambebe organizaram um evento na Comunidade dos Quilombolas do Alto da Serra do Mar, em Lídice. A iniciativa aconteceu no dia 15 e contou com apoio da Prefeitura Municipal de Rio Claro e do Instituto Estadual do Ambiente (Inea).
As atividades incluíram uma palestra sobre saúde bucal com a dentista Márcia Pinella Pereira e a auxiliar de saúde bucal, Rosilene da Fonseca. Na ocasião, foi montado um “escovódromo”, onde as profissionais ensinaram a escovação correta. As crianças receberam aplicação de flúor, ganharam kits com escova, pasta de dente e fio dental e participaram de um momento de brincadeira, em que pintaram dentes feitos de garrafas pet.
Em outro momento, a comunidade do local recebeu instruções dos agentes ambientais do Inea para realizarem as técnicas de compostagem e sabão feito de óleo de cozinha usado. Durante a oficina, todos foram orientados a não jogarem o óleo no rio, mas reaproveitá-los para o sabão. Já a compostagem usa cascas de alimentos (verduras e legumes) para a produção de adubo orgânico.
As secretarias de Saúde e de Meio Ambiente e Agricultura de Rio Claro participaram do projeto. A Secretaria de Educação também apoiou a iniciativa. As informações são da engenheira ambiental, Ana Paula Nogueira Campos, que representou a Secretaria de Meio Ambiente e Agricultura, e da coordenadora de Saúde Bucal, Iracema Chiesse.