Comunidades rurais buscam certificação de Quilombo
Na tarde da última terça-feira, 14, os moradores das Comunidades rurais Camboeiro, Barro Vermelho e Volta, município de Capim Grosso, estiveram reunidos na sede da Associação dos Agricultores e Piscicultores Quilombolas junto com o Técnico da Fundação Palmares na Bahia, o Sr. Fábio de Santana.
Na oportunidade os moradores do território rural que compreende as três comunidades, receberam a visita do técnico representante da fundação Palmares responsável por realizar a segunda etapa do processo de Reconhecimento e Certificação de Comunidade Remanescente de Quilombo. Sendo que já houve anteriormente a criação de uma associação e produção escrita de um histórico do surgimento das comunidades, através de relatos dos moradores mais idosos e lideranças. Nessa etapa são coletadas informações, relatos, fotos, vídeos e aplicados questionários sócio-econômico sobre a origem das famílias, formação das comunidades, tradições e costumes e sobretudo busca-se identificar se os moradores se auto se intitulam como remanescentes de quilombolas.
Todo material colhido da visita técnica e parecer é encaminhado a Fundação Palmares em Brasília para análise e posteriormente certificação e Reconhecimento de Comunidade Remanescente de Quilombo, esse processo ocorre em média de meses para conclusão.
Todo processo de articulação e busca da Certificação vem sendo acompanhado diretamente pelo Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Capim Grosso, o Vereador Antônio de Braz, contando com a colaboração de membro do Movimento dos Pequenos Agricultores – MPA.