Lideranças quilombolas do Rio de Janeiro têm encontro com Incra/RJ
Lideranças quilombolas participaram de uma reunião na última quinta-feira (9) com Gustavo de Noronha, superintendente regional do Incra/RJ. O momento foi de atualização a respeito do andamento das prioridades referentes às comunidades quilombolas do estado.
Jane Oliveira, da comunidade Maria Joaquina (Cabo Frio), e Lucimara Muniz, articuladora de Campos dos Goytacazes, participaram do encontro e apontam como prioridades os casos referentes às comunidades de Santana (Quatis), São Benedito (São Fidelis) e Rasa (Búzios), além do apoio necessário na defesa dos processos de regularização territorial quilombola, que estão em questionamento pelo Ministério Público Estadual, através do processo que envolve o quilombo de Santana e envolve a Associação de Comunidades Remanescentes de Quilombos do Estado do Rio de Janeiro (Acquilerj).
A reunião resultou em uma agenda de trabalho e debates, visando informar as lideranças quilombolas sobre o andamento de seus processos e dos encaminhamentos que devem ser tomados para viabilizar as resoluções.
Dia 17 de outubro: reunião para tratar sobre as comunidades do complexo de Machadinha (Quissamã) que desejam autonomia na administração do território tombado e administrado atualmente pela prefeitura local.
Dia 27 de outubro: reunião na comunidade da Rasa (Búzios) com as comunidades da região dos Lagos e da região Norte.
Dia 28 de outubro: Na sede do Incra, às 14h, reunião sobre a comunidade de Santana (Quatis) e sobre a ação movida contra a Acquilerj.
Dia 19 de novembro: Mesa estadual com Incra e comunidades quilombolas.