A Prefeitura de São Mateus promove, no dia 18, I Seminário Quilombola no Município
A Prefeitura de São Mateus, por meio da Secretaria de Ação Social, estará promovendo,no dia 18, das 8 às 16h, o I Seminário Quilombola no Município. O Centro de Referencia de Assistência Social- CRAS, que atende as comunidades Quilombolas, localizado na Rodovia São Mateus/ Boa Esperança, desenvolverá a ação Através do Plano de Atendimento Integral a Família- PAIF, que identifica situações inerentes ao preconceito e racismo nas comunidades e com isso se faz necessário esse trabalho para que transforme essas desigualdades em favor da ampliação da cidadania.
O objetivo do evento é apresentar propostas de trabalho a fim de estimular a consciência critica sobre às questões de preconceito, racismo e discriminação nas comunidades Quilombolas. A secretária de Ação Social, Kátia Quaresma, enfatiza que o racismo, a exemplo de outras regiões, ainda é um fator presente em nossa sociedade. ”As questões sobre o preconceito vêm interferindo na autoestima da comunidade e assim dificultando crescimento pessoal e intelectual da população residente no local, por isso estamos levado políticas públicas para desenvolver esse seminário junto com a comunidade”- completou Kátia.
Além de trabalhar a divulgação do evento com toda a comunidade e segmentos, o seminário vai envolver o poder público e demais órgãos competentes e ainda abordar temas em grupo para que sejam retiradas ações de combate às desigualdades, com mesa redonda, palestra, música e apresentação cultural. O tema será: ‘Dialogando sobre preconceito, racismo e discriminação do território Quilombola de São Mateus’.