Time quilombola busca o ouro no Jogos Escolares da Juventude
Os moradores da Comunidade Quilombola de Conceição das Crioulas, em Salgueiro, no sertão pernambucano, fazem questão de valorizar a história e as raízes do lugar. Conta a lenda que o distrito nasceu a partir do trabalho de quatro mulheres negras, que após conseguirem a liberdade chegaram ao local, que hoje fica a 40km da sede do município. A história é motivo de inspiração para os quilombolas. Duzentos anos depois, o esporte surge como mais uma fonte de orgulho para a comunidade. Através do futsal, o time mirim da Escola José Mendes, formado por meninas entre 12 e 14 anos, vem fazendo bonito nas competições que participa em Pernambuco e em outros estados. De 2011 para cá, ganhou quase tudo que disputou. E o próximo desafio será nos Jogos Escolares da Juventude, em Londrina-PR.
– Sempre que nosso time chega de alguma competição, é sempre muito bem recebido. As vezes tem até comemorações com fogos. Isso só nos dá mais força e garra – conta Dandara Mendes, pivô da equipe.
Em 2013, em Natal-RN, o time conseguiu um feito histórico. Foi a primeira equipe formada por uma comunidade quilombola a participar dos Jogos. A medalha de prata serviu para coroar o momento. Agora, as meninas entram na disputa querendo o lugar mais alto do pódio e esperam uma nova queima de fogos em Conceição das Crioulas.
– Se Deus quiser, nós vamos conseguir trazer o título – promete Cintia Clarissia, zagueira do time.
Para chegar até os Jogos Escolares da Juventude, as meninas passaram pelos jogos municipais, regionais,onde enfrentaram times das cidades da região de Salgueiro, e o pernambucano. O treinador da equipe não esconde a expectativa.
– Nossa expectativa é muito grande, porque no ano passado nós fomos vice e agora nos preparamos mais para conseguir nosso objetivo. A gente colocou Pernambuco na primeira divisão, que antes estava na segunda, e é muito merecido ser o nosso time a disputar a primeira divisão – diz o professor João Vitorino da Silva.
Os Jogos escolares da Juventude é a maior competição estudantil do país. Cerca de 3.970 atletas, entre 12 e 14, participarão das provas, que vão de 4 a 13 de setembro. O evento é organizado pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB) e reúne jovens de todos os estados brasileiros na disputa de 13 modalidades esportivas.