Mostra fotográfica apresenta comunidade quilombola
A comunidade de Palmeira dos Negros, localizada no município de Igreja Nova, região do Baixo São Francisco, recebe, a partir deste sábado, 28, a mostra fotográfica dos adolescentes participantes das oficinas de fotografia do projeto Autorretrato Nordeste – Quilombos de Alagoas.
A exposição composta por vinte e duas imagens fica aberta a visitação do público até o dia 6 de julho, no prédio do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI), na área central do povoado. Depois passa a semana seguinte sendo exposta na sede da secretaria de Cultura do município. As fotografias apresentam personagens marcantes, aspectos culturais, sociais e tradições dos quilombolas, como folguedos, a música e o artesanato feito com produtos naturais; além de imagens de bastidores, que mostram a execução do projeto na elaboração das fotografias.
Para a participante da oficina de fotografia, Jaine dos Santos, a experiência valeu a pena. “Fiquei feliz porque todas as fotografias mostram a cultura do meu povoado. Meu retrato apresentou a Dona Almerinda, que fabrica vassouras de palha. A imagem mostra os detalhes de como ela faz a vassoura bem feita. O que me chamou atenção foi porque antes eu não dava valor às coisas da comunidade e com a câmera despertei o interesse e passei a valorizar mais meu lugar”, disse a adolescente.
Depois de participar das oficinas, Jaqueline de Oliveira ficou mais cuidadosa na hora de clicar. “Vou dar a minha imagem da exposição para a pessoa que fotografei e vou seguir praticando, gostei muito porque antes fazia a foto de qualquer jeito”.
Nesta terceira edição o projeto, vencedor do Prêmio Artes Negras, da Fundação Nacional de Artes (Funarte), do Ministério da Cultura, vai produzir após as oficinas e mostras nas comunidades quilombolas de Palmeira dos Negros (Igreja Nova), Bom Despacho (Passo do Camaragibe), Cajá dos Negros (Batalha) e Sabalangá (Viçosa) será montada uma grande exposição fotográfica com as imagens captadas pelos adolescentes, além de cartões-postais e um catálogo fotográfico.
Para saber mais sobre Autorretrato Nordeste acesse o site www.retratonordeste.com.