PM integra grupo de proteção às lideranças quilombolas ameaçadas de morte
A Polícia Militar do Estado de Sergipe, através da 4ª Companhia do 8º Batalhão de Polícia Comunitária (4ª Cia/ 8º BPCom) e juntamente com policiais civis da Delegacia da Barra dos Coqueiros, participou de reunião com o Secretário Estadual de Direitos Humanos e com o Ouvidor Estadual de Direitos Humanos e Cidadania na tarde da quarta-feira, 28, no município da Barra.
O encontro estabeleceu diretrizes de ação em apoio à liderança da comunidade quilombola, que, segundo a Secretaria Nacional de Direitos Humanos, em Brasília, vem sofrendo ameaças de morte, em razão de seu posicionamento em defesa dos interesses da comunidade.
Vale frisar que a comunidade quilombola já é assistida pelo governo federal, mas, em breve, receberá toda infraestrutura por parte da União no sentido de substituir as casas de palha dos membros da comunidade por casas de alvenaria em terreno doado pelo Governo Federal. Tal benefício tem atraído a atenção de pessoas mal intencionadas.
Vale frisar que os reais membros da comunidade já foram cadastrados pelo INCRA, contudo, oportunistas, visando beneficiarem-se do que está sendo proporcionado pela União, tentam ocupar terrenos na comunidade, ameaçando lideranças quilombola. Assim, ficou acordado na reunião que a PM, representada pelo capitão Flávio Arthur, somará esforços com os demais órgãos e secretarias, visando reforçar a sensação de segurança no local.