Estudantes da aldeia indígena Tekohá Marangatu e comunidade quilombola são beneficiados com palestra
Uma boa higiene bucal é uma das medidas mais importantes que se pode adotar para manter dentes e gengivas em ordem. Dentes saudáveis não só contribuem para uma boa aparência, mas são também importantes para falar bem e mastigar corretamente os alimentos. Seguindo essas premissas, o Departamento Odontológico do Município de Guaíra organizou uma série de palestras com profissionais do sistema público em escolas municipais.
No dia 27 de março, a equipe de saúde realizou palestra na Comunidade Quilombola Manuel Ciriaco dos Santos, abordando temas como cárie, hábitos alimentares e suas consequências, técnicas de higiene bucal, higienização de próteses dentárias, orientação sobre câncer bucal, enfatizando inclusive o autoexame. A ação também atendeu aos alunos do Programa Paraná Alfabetizado –PBA/PPA, através uma APED (Ação Pedagógica Descentralizada) do CEEBJA Waldir Fernandes.
No dia 02 deste mês, as atividades estiveram concentradas na escola da aldeia Tekohá Marangatu, beneficiando cerca de 60 estudantes da Estadual Indígena Mbyja Porã. Na ocasião, foram abordadas técnicas de escovação, evidenciação de placa bacteriana, escovação supervisionada e bochecho com flúor. “A odontologia municipal está se preocupando em passar informação e levar o atendimento à população”, afirmou Rosimeire Cristina de Souza, diretora do Departamento de Odontologia.
Bons Hábitos
A atividade buscou conscientizar os alunos indígenas sobre a importância de escovar os dentes após as principais refeições, além de apresentar alimentos que fazem bem ao nosso organismo e outros que prejudicam e causam caries.
Os estudantes assistiram a um vídeo pedagógico e, na sequencia, os educadores passaram uma pastilha nos dentes dos educandos. A região que ficou mais vermelha merecia uma atenção especial, pois “denunciava” resíduos de alimentos e poderia vir a causar caries, revelando a necessidade de uma escovação mais eficiente no local. Na oportunidade, também foram dadas orientações sobre como passar o fio dental e um kit de duas escovas com pasta de dente para cada aluno, sendo que uma foi levada para casa e a outra permaneceu na escola.
“Nosso objetivo foi mostrar para as crianças indígenas a importância de cuidar dos dentes e que é fundamental criar este hábito desde pequenos”, relata a pedagoga da escola, professora Claudia Regina de Oliveira. Segundo Cláudia, o acompanhamento da saúde bucal das crianças precisa ser diário e os professores regentes e a equipe pedagógica irão proporcionar aos alunos um momento de escovação após as refeições, com a intenção de criar o hábito. “A comunidade indígena apresenta um alto índice de carie, mas com esta ação pretendemos prevenir e amenizar a situação problema e a escola fará um acompanhamento constante com nossas crianças”, garante.
A estudante Liane Martins, do 5º ano, relata que não conhecia todos os procedimentos da higiene bucal, e que gostou muito das atividades de escovação dental. ”A gente não sabia escovar os dentes direitinho e nem passar o fio dental, hoje foi a primeira vez que fiz isso na minha vida e gostei. Meu dente ficou limpinho, lisinho e branquinho”, comenta, com alegria.