Fazendeiro suspeito de sumiço de quilombola é preso em Salvador
O fazendeiro Jayme Oliveira do Amor, suspeito de participar da morte de um membro da comunidade quilombola Boa Vista do Pixaim, teve mandado de prisão temporária cumprido por policiais civis em Salvador na terça-feira (8). Ainda foram presos Carlos Galdino Serafim, o Carlão, e Vonílson Barbosa de Sousa, o Ninho, durante a operação "Compadre D'Água", que agiu ainda em Muquém do São Francisco e Morpará, além da capital baiana.
Também foram cumpridos mandados de busca e apreensão na Fazenda Pixaim e no Frigorífico Frijoa, que pertencem a Jayme e ficam em Muquém, além de alguns imóveis em Morpará. A ação foi do Grupo Especial de Mediação e Acompanhamento de Conflitos Agrários e Urbanos (Gemecau).
Nos locais foram apreendidas armas e munições – quatro rifles calibres 22, 38 e 44, oito espingardas calibres 12, 32 e algumas de fabricação artesanal, uma pistola calibre 380 e duas carabinas calibres 38 e 44.
A polícia investiga os três presos e outras pessoas ainda não localizadas pelos crimes de formação de bando armado, dano qualificado, constrangimento ilegal, ameaças, sequestro e homicídio qualificado.
A prisão temporária de Jayme foi convertida em domiciliar e será cumprida em Salvador. Carlão e Ninho estão presos em Baianópolis.