Quilombo urbano Maloca
A comunidade remanescente de quilombo da Maloca, localizado no município de Aracajú – SE, foi certificada pela Fundação Cultural palmares em Fevereiro de 2007.
A Maloca é a primeira comunidade quilombola urbana do Sergipe, e a segunda do país a ser certificada pela FCP, a primeira comunidade encontra-se em Porto Alegre – RS, Quilombo Família Silva, que fora titulado pelo INCRA em 2009. O processo de titulação da Maloca está parado, pois apesar de já ter o seu relatório antropológico pronto, uma das fases para a titulação, falta ao INCRA publica-lo, e assim dar continuidade ao processo.
A comunidade está inserida no Bairro Getúlio Vargas, próximo ao centro comercial da cidade, o que faz com que a área seja muito valorizada por imobiliárias locais que tentam a todo custo retirar seus moradores de suas casas. Porém a comunidade segue firme na resistência e luta de seus direitos.
A ONG Criliber – Criança e Liberdade, atua na comunidade há mais de 20 anos, inclusive respondendo pela Associação comunitária. Ela realiza trabalhos em defesa dos direitos das crianças e adolescentes que sofrem preconceito e discriminação de cor, raça e etnia, e através de projetos sociais resgata a cultura e a auto estima da comunidade. O Balé Criliber, voltado ao ensino da dança afro aos jovens da comunidade, é uma das ações mais prestigiadas da Maloca.
O bairro Getúlio Vargas possui o Centro de Criatividade, que oferece cursos e oficinas artísticas de capoeira, música, artesanato, entre outros, aos moradores e também aos moradores de bairros vizinhos. Entre as variadas comemorações existentes na Maloca, o carnaval é o mais famoso, com o Bloco Rasgadinho, que atrai diversas pessoas de todo o município. Além disso, a comunidade também comemora o dia da consciência negra, no dia 20 de Novembro.