Quilombo do Tapuio inaugura casa de semente crioula
No último domingo, 30 de março, a comunidade remanescente de quilombo do Tapuio, localizada no município de Queimada Nova (PI), inaugurou a Casa de Semente Crioula Vicente do Tapuio.
As sementes crioulas, que também são conhecidas como “sementes da paixão”, são desenvolvidas, adaptadas ou produzidas por pequenos agricultores – assentados da reforma agrária, indígenas e quilombolas. Destacam-se porque representam uma alternativa para uma safra mais sustentável, já que são completamente livres de agrotóxicos. Durante muito tempo essas sementes foram marginalizadas por programas governamentais, que as consideravam grãos para alimentação, não para o plantio. Porém, em agosto de 2003, através da Lei 10.711 que dispõe sobre o Sistema Nacional de Sementes e Mudas, o cultivo das sementes crioulas foi oficialmente reconhecido.
O espaço foi construído pela Associação Comunitária dos Remanescentes de Quilombo do Tapuio em parceria com a Obra Kolping do Brasil. O nome da casa é em homenagem à Seu Vicente Francisco dos Santos, antiga liderança do Tapuio. Seu Vicente foi casado com Dona Rosalina e seus filhas – Luzia, Oswaldina, Maria e Marilene – continuam na luta pela titulação do território.