Campus de Castanhal desenvolve programa de extensão junto a comunidades de remanescentes quilombolas
“Universidade no Quilombo – Exercício de Responsabilidade, Recriação e Ressignificação do ambiente” é o título do programa de extensão desenvolvido por professores e alunos do Campus da Universidade Federal do Pará em Castanhal junto a comunidades de remanescentes quilombolas dos municípios de Inhangapi e Castanhal, no Nordeste do Pará. O objetivo é criar parcerias entre comunidades quilombolas e a universidade, para realizar atividades de extensão, com caráter educativo e que abordem questões étnico-raciais, e contribuir para a melhoria da qualidade de vida nos quilombos da região.
Histórico – O Programa Universidade no Quilombo surgiu no início do ano letivo de 2011, como proposta de interação entre uma turma de acadêmicos recém-chegados à UFPA e a comunidade de remanescentes quilombolas da região Nordeste do Pará, a princípio, a comunidade de Itaboca.
A interação é fruto de um trabalho em equipe realizado para a disciplina de Antropologia da Educação, para o qual os alunos foram até a comunidade pesquisar sobre educação, cotidiano, fatos e acontecimentos relacionados aos moradores quilombolas. A partir daí, surgiu a ideia de promover uma intervenção na comunidade, visando atender às necessidades dos moradores locais.
Assim, surgiu o Programa, que, desde 2011, vem realizando diversas atividades de extensão, acadêmicas e de pesquisa nas comunidades quilombolas de Itaboca, Cacoal, Quatro Bocas (localizadas no município de Inhangapi) e, mais recentemente, na comunidade São Pedro, em Castanhal.
Atualmente, o Programa é formado pelos seguintes projetos: “Projeto de intervenção metodológica no quilombo: educando e aprendendo com os recursos naturais quilombola”, “Intercâmbio Quilombolas-Universidade”, “Histórias, Memórias e Meio Ambiente Quilombola”, “Biblioteca Quilombola” e “Cine Quilombola”.
O Programa é ligado ao Grupo de Estudos Sociedade, Cultura e Educação, cujo principal objetivo é ler, refletir e aprofundar temas relacionados à educação e cultura. Além disso, conta com o apoio da Coordenação do Campus de Castanhal e das Pró-Reitorias de Extensão (Proex) e de Ensino de Graduação (Proeg) da UFPA. A coordenação, tanto do Programa quanto do Grupo de Estudos, está nas mãos do professor doutor Assunção Amaral.
Atividades – As atividades que o Programa promove partem de visitas mensais às comunidades quilombolas, realizadas com os membros da Associação dos Remanescentes Quilombolas, quando se faz um levantamento para conhecer as necessidades de cada comunidade. Após essa etapa, são elaborados os projetos a serem desenvolvidos e há uma reunião para apresentar as propostas aos quilombolas.
Além de pesquisas sobre memórias e histórias da comunidade, estão dentre as ações realizadas pelo Programa a organização de espaço de leitura, sessões de vídeo e documentário (seguidas de debates, reflexões e discussões) e oficinas de brinquedo, brincadeiras e reciclagem.
Também consta no calendário de atividades do Programa a realização de eventos, como mesas redondas, palestras, apresentação de trabalhos em Simpósio, cursos e exposições de fotografias. Por exemplo, em 2013, o Programa organizou uma exposição de fotos na comunidade quilombola de São Pedro, realizada em parceria com os moradores da comunidade, enquanto que o projeto “Histórias, Memórias e Meio Ambiente Quilombola” lançou o vídeo “Itaboca, quilombo sim, senhor (a): Memória e História de Negros na Amazônia. Além disso, duas matérias sobre o Programa já foram exibidas por canais de televisão, uma em 2012, pelo Canal Cultura, e a outra em 2013, pela TV Brasil.
Um evento realizado, tradicionalmente, desde o início do Programa é o Natal Quilombola, na comunidade de Itaboca. No ano passado, o evento ocorreu no dia 14 de dezembro e contou com a participação de mais de 200 pessoas. Estavam entre as atividades promovidas a exibição de dois vídeos, um deles sobre Nelson Mandela, e a apresentação do Grupo Polo de Dança da 8ª Unidade Regional de Educação do Estado (8ª URE), além da realização de brincadeiras e dinâmicas e da distribuição de presentes para as crianças.
Balanço – Professores e alunos (dentre bolsistas e voluntários) do curso de Pedagogia do Campus da UFPA em Castanhal, professores e alunos de outros cursos e de outras instituições, além de representantes de movimentos sociais são os principais participantes do Programa Universidade no Quilombo.
Em três anos de atuação, o Projeto contou com nove bolsistas e mais de 150 voluntários, realizou mais de 30 oficinas e mais de 20 ações em comunidades quilombolas, produziu mais de 10 artigos científicos e participou de mais de dez eventos com suas produções acadêmicas. Além disso, vem inspirando Trabalhos de Conclusão de Curso (TCCs) e produzindo, anualmente, um modelo de calendário com as atividades realizadas. Para 2014, há a expectativa do lançamento de um livro, que reúna algumas das produções do Programa, ao longo de sua atuação.
Mais informações, acesse o site do projeto.