• (21) 3042-6445
  • comunica@koinonia.org.br
  • Rua Santo Amaro, 129 - RJ

Grupo de rap de Campinho da Independência dá voz à luta por direitos

A luta pelos direitos, quando somada a criatividade, ganha ainda mais força. Na comunidade quilombola Campinho da Independência, em Paraty, é possível encontrar essa fórmula. O grupo Realidade Negra, desde 2004, faz um som que procura transmitir e também transformar, através da arte, o cotidiano de seus integrantes e aqueles que os cercam.

O grupo é formado por oito componentes: Nelhão e Mano Romero – rappers, Aks – tecladista e voz, Negro Naldo – guitarra e voz, Body Power – baixo, Fábio Black – bateria, B2 – guitarra e Daw Beck – vocal. Entre as questões abordadas nas letras das músicas, a luta quilombola se faz presente em algumas canções. O nome escolhido para o grupo, Realidade Negra, se remete a acontecimentos vividos pela população de Campinho da Independência e outras comunidades que seguem na mesma luta por direitos.

“Falamos sobre violência, identidade de assumir quem você é, de Deus e Jesus como a inspiração de tudo que fazemos, questões sociais e de amor também. A inspiração para a realização do nosso trabalho vem do dia-a-dia, de cada momento que vivemos”, afirmam os componentes do grupo.

As influências musicais que interferem na identidade do RN vêm de estilos diferentes, como pop rock, blues, rap nacional, reggae, etc. Entre os artistas que o grupo admira estão GOG, Racionais Mc’s, Rappin Hood, Sabotage, RZO, Ndee Naldinho, entre outros.

O grupo já tem um CD, “Realidade Negra – É prus guerreiro a missão”, e quer fazer o segundo, com músicas que já estão prontas para serem trabalhadas.

O “Realidade Negra” está no Facebook onde há todo conteúdo sobre o grupo, como fotos, vídeos e músicas.

“O Realidade Negra manda um salve a todos os quilombolas do Brasil. A nossa luta continua! ‘Deus primeiro, depois os guerreiros’”, saúda o grupo a seus companheiros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo