Alunos da rede pública lançam livro sobre quilombo de Macaé
O quilombo do Carucango virou livro, escrito por alunos dos 6º e 8º anos do Colégio Municipal Ivete Santana Drumond de Aguiar, situada no Frade, região serrana de Macaé, interior do estado do Rio de Janeiro. O livro, lançado oficialmente no último sábado (23), conta com produção textual e ilustração dos estudantes, que participaram de um projeto específico nas aulas de História.
A programação foi realizada na sede da unidade. Na oportunidade, alunos, professores e toda a comunidade escolar assistiram e fizeram parte de apresentações de samba, danças diversas e poemas. Todas as atividades vão abordar o tema "Africanidade".
Segundo a Prefeitura de Macaé, o quilombo é apontado como um dos maiores que existiu no estado do Rio. O nome do quilombo refere-se ao seu líder chamado de Carucango, Curukango ou Querucango, no Moçambique. Atualmente Carucango é homenageado em municípios de Macaé e Conceição de Macabu, no Norte Fluminense, por marcar a história do negro no Brasil.
No dia anterior (19) houve a entrega da medalha de honra ao Mérito Social, Karucango, numa parceria com a Câmara Municipal de Macaé. Entre os homenageados esteve o professor e responsável pelo projeto História da África na rede municipal, Jorge Murtinho, o Benzê.
A obra foi apresentada durante a I Ciranda Literária, na Praia do Pecado. Os estudantes tiveram ainda a oportunidade de autografar os livros.