Figueirão: Encontro deve reunir 18 comunidades quilombolas
Com apoio do governo do Estado por meio das Secretarias de Governo/Coordenadoria Especial de Políticas para a Promoção da Igualdade Racial e de Habitação (Sehac), além da Agência Estadual de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural (Agraer), será realizada no município de Figueirão a 6ª Quizomba na comunidade quilombola de Santa Tereza. A expectativa é que representantes de 18 comunidades participem do evento.
O encontro acontece a partir de hoje (15), às 10 horas, no salão de festas da comunidade e se estenderá até o próximo domingo (17). Conforme o presidente do Instituto Casa da Cultura Afro-Brasileira, Antônio Borges dos Santos, o objetivo da festa é discutir o contexto cultural das comunidades. “É uma oportunidade de saber como está a situação atual da comunidade, dos pontos que avançaram em um ano e traçar os desafios para o próximo ano”, informa, salientando que a iniciativa faz parte das comemorações do mês da consciência negra.
De acordo com a programação, no encontro haverá apresentação de danças típicas como catira, engenho novo, maromba, cirandi, capoeira, entre outras. A festa também contará com a presença da Banda Municipal João Malaquias. Os visitantes também poderão conferir uma exposição de objetos artesanais, como brinquedos, por muitos anos utilizados pelas famílias da comunidade de Santa Tereza.
O evento também contará com diversas palestras. Na abertura, o presidente do Instituto Casa da Cultura Afro-Brasileira, Antônio Borges dos Santos, vai abordar assuntos como a demarcação territorial das comunidades negras e seu desenvolvimento, entre outros decretos e leis de interesse geral. Já no sábado (16), a coordenadora de Políticas Públicas da Igualdade Racial, Raimunda Luzia de Brito, vai ministrar palestra sobre a aplicação no currículo escolar da história da África e do negro no Brasil.
É a primeira vez que um encontro reunirá todas as comunidades negras. O evento é uma realização da Associação de Pequenos Produtores de Santa Tereza, Coordenação Nacional de Quilombos (Conaq), Coordenação Negra Rural Quilombola (Conerq/MS) e Instituto Casa da Cultura Afro-Brasileira.
O próximo evento será realizado entre os dias 30 de novembro e 1º de dezembro no município de Corumbá. Na oportunidade serão convidados representantes de órgãos estaduais e federais.