• (21) 3042-6445
  • comunica@koinonia.org.br
  • Rua Santo Amaro, 129 - RJ

Mulheres quilombolas são atendidas pela Carreta Saúde da Mulher em Arraias

As mulheres das comunidades quilombolas Lagoa da Pedra e Kalunga do Mimoso serão beneficiadas com atendimentos da Carreta “Saúde da Mulher, Saúde Cidadã” nesta quinta-feira, 1º, em Arraias.

Segundo a diretora de Assistência à Mulher da Secretaria de Defesa Social (Seds), Vera Lúcia Xavier, pensando em levar esses atendimentos às mulheres quilombolas, indígenas e em assentamentos, foi solicitada parceria à Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) e prefeitura local. “O conhecimento prévio do agendamento dos municípios que receberão a Carreta da Saúde é fundamental para que possamos previamente colaborar na sensibilização dessas mulheres, fomentando a importância da realização de exames e assim, atingir um número maior de beneficiadas pelo programa, como também divulgar as atividades dos Centros de Referência de Atendimento à Mulher, realizar  palestras sobre Direitos das Mulheres e a Lei Maria da Penha (Lei 11.340/2006)”, explica Vera Xavier.

Conforme o assessor Técnico dos Afrodescendentes, André Luiz Gonçalves da Silva, será a primeira vez que as mulheres das comunidades remanescentes de quilombos receberão atendimentos da Carreta da Saúde. Vale lembrar que Prefeitura de Arraias irá disponibilizar transporte para o deslocamento das mulheres da Lagoa da Pedra e Kalunga do Mimoso.

Carreta Saúde da Mulher, Saúde Cidadã

A Carreta Saúde da Mulher, Saúde Cidadã é um complemento aos serviços de prevenção que o Governo do Tocantins por meio da Secretaria de Estado da Saúde – Sesau já oferece às mulheres. O programa “Saúde Cidadã, Saúde da Mulher” tem como objetivo desenvolver ações que garantam o fornecimento de exames de rastreamento e detecção precoce do câncer para as mulheres, priorizando as faixas etárias de 45 a 69 anos para a mamografia e 25 a 64 anos para o exame de citologia do colo do útero, bem como desenvolver ações coordenadas que visem à garantia do fornecimento regular do exame às mulheres para o rastreamento do câncer.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo