• (21) 3042-6445
  • comunica@koinonia.org.br
  • Rua Santo Amaro, 129 - RJ

Famílias quilombolas recebem moradias no Piauí

A CAIXA entregou na terça-feira, 9 de julho, no interior do Piauí, 50 moradias construídas por intermédio do Programa Nacional de Habitação Rural (PNHR). As unidades habitacionais foram construídas na comunidade Sítio Velho, na zona rural do município de Assunção do Piauí, distante 300 km da capital Teresina.

Com investimento de R$ 1,3 milhão, as unidades foram contratadas por meio da agência Campo Maior e atendem em 50% o déficit habitacional da comunidade. Elas possuem solução de saneamento, com fornecimento de energia elétrica e substituíram as antigas moradias que eram feitas em adobe e não possuíam saneamento básico. Também está em fase de conclusão um poço tubular, que está sendo construído pela prefeitura do município.

De acordo com o superintendente regional no Piauí, Emanuel do Bonfim Veloso Filho, esta foi a primeira entrega do PNHR para comunidade quilombola no Piauí, e já estão em andamento outros três projetos para o mesmo público. “Esta foi uma ação emblemática para a Caixa não apenas por ser o primeiro PNHR Quilombola no Piauí, mas porque foi uma contribuição da nossa empresa para a inclusão social dessa comunidade. Eles já vêm lutando há oito anos pela regularização da terra e pela melhoria da qualidade de vida dos que lá residem”, destacou.

Bomfim também considera a ação como um desafio superado. “É uma comunidade onde residem 500 pessoas e possui um difícil acesso terrestre. Tivemos que superar até mesmo obstáculos físicos para que o material de construção pudesse chegar à localidade. Mas como determinação de toda a equipe, tanto da Caixa como da própria construtora, conseguimos levar moradia digna a essa população”, continuou.

As moradias foram edificadas na modalidade administração direta, conforme diretriz do programa, onde as entidades organizadoras são responsáveis pela contratação da mão de obra para a construção dos imóveis. A Associação dos Moradores da Localidade Sítio Velho foi a responsável pelas unidades.

Além do superintendente regional Emanuel Bonfim, participaram do evento de entrega das novas moradias o gerente da GIDUR/TE, João Alberto; o secretário de Ação Social e Cidadania do Governo do Piauí, Francisco Guedes; o delegado do MDA no Piauí, Pedro Calixto; além de representantes da Prefeitura e da Câmara Municipal de Assunção, de lideranças comunitárias e associativas e da comunidade beneficiada.

PNHR – O programa foi criado em 2009, no âmbito do Programa Minha Casa Minha Vida, lastreado com recursos do Orçamento Geral da União (OGU), para subsidiar a produção de unidade habitacional a agricultores familiares, indígenas, comunidades quilombolas, dentre outros beneficiários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo