• (21) 3042-6445
  • comunica@koinonia.org.br
  • Rua Santo Amaro, 129 - RJ

SEASDH e CEDINE promovem plenária com quilombolas

A Secretaria de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos (SEASDH) e o Conselho Estadual dos Direitos do Negro (CEDINE) promoveram, nesta quarta-feira (10/07), uma plenária quilombola de preparação para a III Conferência Estadual de Igualdade Racial, que será realizada de 30/07 a 1/08. Durante o encontro foram discutidos os quatro eixos temáticos da conferência e eleitos dez delegados que representarão o segmento na conferência. A plenária reuniu três representantes de cada quilombo do estado do Rio de Janeiro.

“A participação na conferência é um momento importante e significativo para que a voz de cada comunidade seja ouvida. O encontro de hoje é o momento de pegar tema por tema, discutir exaustivamente para, a partir daí, formular as propostas, que serão defendidas pelos dez delegados que serão escolhidos aqui para a conferência.”, explicou o secretário de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos, Zaqueu Teixeira.

Representante do Quilombo Maria Joaquina, de Armação dos Búzios, e da Coordenação Nacional das Comunidades Quilombolas (CONAQ), Rejane Maria de Oliveira destacou a importância da participação das comunidades quilombolas nas conferências.

“É a primeira Conferência Estadual em que a comunidade quilombola estará participando com força. Serão dez delegados representando os quilombos e hoje teremos um intenso dia de debates para que possamos escolher os melhores representantes.”, disse Rejane.

O presidente do CEDINE, Paulo Roberto dos Santos, fez um balanço das conferências municipais e ressaltou a importância de ter a comunidade quilombola mobilizada para as etapas estadual e nacional.

“Ter tantos quilombolas reunidos no Centro do Rio de Janeiro, em uma manhã de quarta-feira, é um honra. Estamos no meio de uma Conferência Estadual muito volumosa. Temos 40 cidades realizando conferências municipais e regionais, em todas as que fui estavam bastante representativas, tanto do ponto de vista do poder público quanto da sociedade civil. No encontro de hoje escolheremos os delegados do segmento quilombola e desejamos que sejam delegados combativos, que levem a causa quilombola para as conferências Estadual e a Nacional, para fazer do Rio de Janeiro referência no Brasil.”, falou Paulão.

Na plenária, o secretário Zaqueu assumiu o compromisso de pautar a Superintendência de Igualdade Racial, para que o estado do Rio de Janeiro faça a adesão ao plano Brasil Quilombola.

A plenária teve como tema central ‘Democracia e desenvolvimento sem racismo por um estado e um Brasil afirmativos’. Foram discutidos os seguintes temas: ‘Estratégias para o enfrentamento ao racismo através de políticas de desenvolvimento’; ‘Políticas de Igualdade Racial no município, no estado do Rio de Janeiro e no Brasil: avanços e desafios’; ‘Arranjos Institucionais para assegurar a sustentabilidade das políticas de Igualdade Racial (com a criação de órgãos de promoção da igualdade racial, fórum de gestores, conselho e ouvidoria)’ e ‘Participação política e controle social: igualdade racial nos espaços de decisão – mecanismos de participação da sociedade civil no monitoramento das políticas de igualdade racial”. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo