SMA e Banco Mundial visitam Comunidade Quilombola Nhunguara
Técnicos da SMA (Secretaria do Meio Ambiente), da CATI (Coordenadoria de Assistência Técnica Integral), da Fundação ITESP (Instituto de Terras do Estado de São Paulo) e representante do Banco Mundial visitaram, no último dia 12, a Comunidade Quilombola de Nhunguara, situada no entorno do PETAR (Parque Estadual Turístico do Alto Ribeira), no município de Iporanga. A visita fez parte dos preparativos finais para assinatura de convênio que a Associação dos Remanescentes de Quilombo do Bairro Nhunguara firmará com a SMA para recebimento de apoio financeiro que visa a implantação de projeto de melhorias e inovações no viveiro de mudas florestais nativas e frutíferas da comunidade.
O projeto dessa comunidade foi selecionado entre 45 propostas apresentadas em atendimento ao edital lançado no âmbito do Projeto de Desenvolvimento Rural Sustentável – Microbacias II – Acesso ao Mercado.
Foram visitados o viveiro de mudas (que já funciona há 14 anos), equipamentos públicos e a fábrica comunitária de alimentos artesanais. Também foi realizada uma reunião com a comunidade.
Marilin Rehnfeldt, consultora do Banco Mundial, especialista em Salvaguardas Sociais, ficou satisfeita com o envolvimento e o engajamento da comunidade no projeto. José de Paula, liderança da Associação, informou que o projeto é muito importante para comunidade, que já vem buscando alternativas sustentáveis de geração de renda para a permanência dos quilombolas em seu território.
O projeto será um marco na atuação da Secretaria do Meio Ambiente na consolidação de parcerias voltadas ao desenvolvimento de atividades econômicas que permitam o incremento de renda das comunidades tradicionais e agricultores familiares com conservação da biodiversidade.