Fundação Palmares visita 11 comunidades quilombolas da Bahia
O presidente da Fundação Cultural Palmares, Hilton Cobra participará neste sábado (08) de visitas técnicas a 11 comunidades quilombolas do estado da Bahia. Na ocasião, Cobra apresentará parte do trabalho da instituição que consiste em formalizar a existência destas comunidades.
A visita é uma oportunidade de discutir com os moradores de territórios quilombolas a importância da certificação e da identidade quilombola. Tem por objetivo escutar e dialogar sobre as demandas das comunidades. “A certificação é o primeiro passo para fortalecer a legislação a favor dessas comunidades”, afirma o presidente da FCP. “Nossa atuação visa a proteção do patrimônio material e imaterial afrodescendente”, explica Cobra.
A partir do reconhecimento pela FCP, as comunidades poderão ser demarcadas, assessoradas juridicamente e desenvolver projetos, programas e políticas públicas de acesso à cidadania. Estarão representadas no evento as comunidades quilombolas já certificadas de Buri, Guerem, Porto da Pedra, Giral Grande, Salaminas, Enseada do Paraguaçu, Guaruçu , Tabatinga, Sitio Dende , Quizanga, e em processo de certificação as comunidades de Baixão do Guai e Topa de Cima.
Dialógos – Em função da distância, as comunidades serão organizadas e divididas em grupos, onde serão realizados dois grandes encontros. As comunidades de Enseada Paraguaçu e Salamina ou Salaminas serão encaminhadas para a comunidade de Buri, à partir das 9 horas. E os representantes de Guerem, Porto da Pedra, Topa de Cima, Guaruçu, Tabatinga, Sitio Dende, Quizanga e Baixão do Guai se encontrarão na Comunidade de Giral Grande, às 11horas.
Contato para imprensa:
Assessoria de Comunicação da Fundação Cultural Palmares
Mara Karina (Assessora de imprensa) – (61) 98310215
Drielly Jardim (jornalista) – (61) 34240162