• (21) 3042-6445
  • comunica@koinonia.org.br
  • Rua Santo Amaro, 129 - RJ

Fórum vai discutir cultura quilombola

A unidade de Contagem da PUCMinas realiza, amanhã e sexta-feira, o Fórum Quilombola: Cultura e Empreendimento, desenvolvido pela Coordenadoria de Extensão em parceria com a PUC Trading Consultoria, empresa júnior de comércio exterior da universidade. Através de palestras, feiras, apresentações e exposição de produtos, o evento pretende dar visibilidade às comunidades quilombolas do Estado, como a dos Arturos, em Contagem, da Misericórdia e de Moça Branca, ambas em Chapada do Norte, no Vale do Jequitinhonha. Robson dos Santos Marques, um dos organizadores do Fórum, explica que ele cumpre a função de ser um recorte regional dos dois seminários internacionais Brasil- África, realizados pela PUC em 2004 e 2005.

A intenção é tratar de questões culturais e também outras relativas ao empreendedorismo nas comunidades focalizadas. "Logo na abertura teremos uma mesa-redonda, da qual serei mediador, em que vamos tratar, justamente, da origem das comunidades quilombolas, dos direitos constitucionais de seus habitantes e dos caminhos para a titulação de terras. Desse mesmo debate participam Girolando Domênico Brecanni, do Instituto de Terras do Pará, e Luiz Antônio Chaves, do Instituto de Terras de Minas", diz.

Ele aponta que, na sexta, o foco recai sobre as atividades culturais, com feira de produtos quilombolas da Chapada do Norte e dos Arturos, oficinas de dança afro, percussão, tranças e penteados afro e máscaras ao longo de todo o dia e mostra de filmes que tratam da temática negra. O Fórum Quilombola é aberto a todos os interessados. As inscrições podem ser feitas pela Internet, através do site www.pucminas.br, ou pelo telefone 3399 5880. (DB)

AGENDA – Fórum Quilombola, amanhã e sexta, na unidade Contagem da PUC-Minas (rua Rio Comprido, 4.580, Cinco, Contagem).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo