• (21) 3042-6445
  • comunica@koinonia.org.br
  • Rua Santo Amaro, 129 - RJ

Representantes do quilombo Rio dos Macacos negociam terras com governador

Na manhã desta quarta-feira (22), representantes do quilombo Rio dos Macacos se encontraram com o governador Jaques Wagner para discutir os terrenos ocupados pela comunidade. As terras são alvo de impasse envolvendo a Marinha, que reclama para si o território.

As discussões aconteceram no Centro Administrativo da Bahia (CAB), e teve o governador como mediador do processo. Apesar de nenhuma medida ter sido oficializada com o encontro a representante da comunidade, Rosimeire Silva, mostrou estar confiante com as neociações. “Acho que com este apoio vamos conseguir resolver principalmente questões relacionadas aos direitos humanos e benefícios para a comunidade”.

A marinha já chegou a oferecer um terreno de 210 mil m² e mostrou estar disposta a investir mais de R$ 3 milhões nas famílias que vivem no quilombo, mas a proposta não foi acatada pelos moradores da área: “Quando eles chegaram, nós já estávamos aqui. Aqui nasceram nossos familiares, nós vivemos hoje dessa terra. Não vamos sair daqui pra ir para um ‘Minha Casa, Meu desespero.'", afirmou Rosemeire Silva para o CORREIO.

O governo prometeu que medidas sociais serão viabilizadas ao longo das negociações sobre o terreno para garantir o direito dos moradores. “Eu quero ajudar a terminar este conflito, levar os argumentos deles até o Governo Federal e articular uma solução”, disse Jaques Wagner.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo