• (21) 3042-6445
  • comunica@koinonia.org.br
  • Rua Santo Amaro, 129 - RJ

RURAP realiza Dia de Campo em comunidade remanescente de quilombo

Por Karla Samara/Rurap

No último sábado, 17, a diretoria e equipe técnica do Instituto de Desenvolvimento Rural do Amapá (Rurap), em parceria com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), desenvolveu a atividade prática denominada "Dia de Campo" na comunidade remanescente de quilombo São João I do Maruanum II, no Distrito do Manuarum, município de Macapá.

O Dia de Campo é uma metodologia utilizada para a transferência de tecnologias agrícolas, resultantes de pesquisas desenvolvidas pela Embrapa, que foram aplicadas em unidades demonstrativas. Essas áreas plantadas, onde foram usadas tecnologias como o Sistema Bragantino e o plantio direto, são utilizadas pelos extensionistas rurais para explicar detalhadamente como funcionam os métodos que são a base para o Programa Territorial da Agricultura Familiar e Floresta (Protaf). Na comunidade São João I do Maruanum II, existem duas unidades demonstrativas de transferência de tecnologias.

A presidente Associação de Moradores da Comunidade São João I do Maruanum II, Ubiranilde Rodrigues Cardoso, a "Berê", como é conhecida por todos, avalia a iniciativa. "Com a ajuda que nós estamos tendo do governo, da Embrapa e do Rurap, está muito bom porque o agricultor se aprimora muito mais na experiência que está sendo feita dentro dessas áreas com o Protaf. Nós, como agricultores, só temos a ganhar com esse evento", concluiu.

"Além da parte prática, também mostramos os custos de produção e a renda que o agricultor pode ter com a comercialização da safra. Vendo esses cálculos e análises, o agricultor é incentivado a trabalhar dentro das técnicas dando continuidade ao Protaf, que inicialmente é inteiramente custeado pelo Governo do Estado", destaca o diretor-presidente do Rurap, Max Ataliba.

Também participaram do Dia de Campo produtores das comunidades de Bacaba do Manuanum, Maçaranduba I, Conceição do Maruanum, Carmo do Maruanum, Santa Luzia do Maruanum, Banha e Limão, as duas últimas pertencentes ao município de Santana. Todas as comunidades já são atendidas pelo Protaf.

A atividade prática foi coordenado pelo escritório do Rurap, sede local Maruanum, e contou com o apoio do analista da Embrapa, Walter Paixão, e equipes técnicas do Rurap dos escritórios de Macapá e Distrito do Pacuí.

O encerramento do evento ficou por conta da comunidade, com apresentação de grupo de Marabaixo e almoço para todos os participantes, uma forma de agradecer a iniciativa do Rurap e Embrapa, por meio de todos os servidores que tornaram o Dia de Campo realidade.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo