EBDA realiza mutirão de DAPS em comunidade quilombola
A Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA), vinculada à Secretaria da Agricultura (Seagri), emitiu no mês de abril 140 declarações de aptidão ao Programa Nacional de Agricultura Familiar (DAPs/Pronaf) para quilombolas da comunidade de Tijuaçu, pertencente ao município de Senhor do Bonfim. As famílias cadastradas utilizarão o documento para ter acesso ao programa Minha Casa, Minha Vida Rural, uma parceria dos governos estadual e federal.
Segundo o coordenador estadual das comunidades quilombolas, Valmir dos Santos, a participação da EBDA neste processo é importante, “porque, com as DAPs, as famílias podem ingressar no Programa Nacional de Habitação Rural e ter acesso a uma qualidade de vida mais digna”.
“Este programa dá mais agilidade aos processos de acesso às moradias para os quilombolas, e nós da EBDA, como parceiros, temos o compromisso de aprimorar nossos serviços para que os trâmites legais sejam ainda mais rápidos”, afirmou Ailton Almeida, gerente regional da EBDA em Senhor do Bonfim.
O Programa de Habitação Rural financia R$ 28.500 para a construção de cada unidade, de acordo com seus padrões e normas. As casas são planejadas com banheiro, cozinha azulejada, saneamento básico, reboco e pintura.