• (21) 3042-6445
  • comunica@koinonia.org.br
  • Rua Santo Amaro, 129 - RJ

Em Alagoas, conjunto habitacional valoriza e incentiva cultura quilombola

Valorizar a cultura quilombola em União dos Palmares. É este um dos objetivos que a Secretaria de Estado de Infraestrutura (Seinfra) pretende alcançar com a construção de um conjunto habitacional modelo que vai atender a comunidade quilombola do Muquém. Para execução da obra foram investidos R$ 7,8 milhões. Os recursos são do Ministério da Integração Nacional e do Governo do Estado. A Seinfra agora concentra esforços na finalização dos trabalhos de infraestrutura externa.

Com os trabalhos em fase final, além das casas, a obra reserva espaços especiais para a realização das atividades culturais dos moradores, como o artesanato de barro, característico da região. Nesta terça-feira (26), o secretário Marco Fireman, acompanhado de técnicos da Seinfra e da Secretaria de Estado da Mulher, da Cidadania e dos Direitos Humanos, conferiu de perto o andamento das obras. Fireman também conversou com funcionários que trabalham no local e moradores da região.

“Esta é uma obra diferente. Aqui, além de oferecer moradia digna, também estamos buscando valorizar, incentivar e preservar as tradições da comunidade com a construção de espaços especiais, a exemplo do centro de artesanato, por exemplo, possibilitando que os moradores desenvolvam seus tradicionais trabalhos artesanais, estimulando também a geração de trabalho e renda”, destacou o secretário.

Além das 120 unidades habitacionais previstas no projeto e do centro de artesanato, que tem cerca de 200m², também foram construídos dois espaços ecumênicos, destinados às celebrações religiosas. Cada casa possui 58m² e conta com dois quartos, banheiro, cozinha, varanda, sala e área de serviço.

“Para garantir a harmonia da construção e o bem-estar das pessoas que vão morar neste conjunto pensamos em uma pintura característica, no formato das ruas, nos espaços entre cada construção. Foi tudo feito com muito carinho para oferecer mais do que moradia”, explicou a superintendente de obras da Seinfra, Silvia Valéria.

Moradores e funcionários aprovam conjunto modelo

O conjunto habitacional do Muquém já é considerado pelos moradores da região e funcionários que trabalham no local a mais bela obra emergencial construída no estado. O servente de pedreiro Severino da Silva Nunes, de 29 anos, é um dos trabalhadores que também serão beneficiados com novas casas e que fazem elogios à obra.

Para ele, trabalhar no local em que vai morar tem um significado especial. “É bom viver essa experiência de construir a própria casa, pois a gente faz com mais carinho. Tenho certeza de que essas são as mais bonitas casas já construídas pelo governo”, afirmou Severino da Silva.

Já a fundadora do projeto Inaê, Maria Neide Martins, a mãe Neide, acredita que a construção do conjunto habitacional do Muquém é um sonho que está se tornando realidade. “É uma coisa linda, um sonho que está se tornando real. O lugar é agradável para quem vai morar e para os futuros visitantes. Com os espaços disponíveis, acredito que a comunidade do Muquém vai conseguir aumentar a sua produção artesanal, o que vai melhorar a vida de todos”, disse mãe Neide, que acompanha e apoia as atividades culturais desenvolvidas pelos moradores do Muquém.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo