Alteração na data – Curso de Teoria Política para os movimentos e Organizações Sociais do Brasil
Estimados companheiros e estimadas companheiras!
O momento histórico exige, como sempre exigiu na luta de classes, toda a nossa capacidade e inteligência para dar conta das tarefas que esta vai nos impondo. Entre tantas tarefas importantes, a formação política e ideológica de nossa militância assume um lugar de relevância. A nossa missão é cumprir bem essa tarefa, pois olhando a história da esquerda, as organizações que não deram importância para o papel da formação política e projeção de novos quadros, tiveram enormes dificuldades e muitas até desapareceram. Portanto, nossa tarefa como Organizações políticas desse tempo histórico é potencializar ao máximo a formação de quadros para avançarmos num projeto de unidade da classe trabalhadora do campo e cidade, fortalecendo cada vez mais os laços de solidariedade de classe.
Desta forma, a ENFF está organizando a IV Turma do CURSO DE TEORIA POLÍTICA PARA DIRIGENTES E FORMADORES DE MOVIMENTOS SOCIAIS DO BRASIL. A primeira turma realizou-se no período de 2009/10, a II no decorrer de 2011e a III em 2012.
O curso busca atender os seguintes OBJETIVOS:
1. Contribuir com o processo de formação de militantes dos diversos movimentos sociais do Brasil criando a necessidade do estudo permanente, com o desenvolvimento da consciência política, na busca do conhecimento e capacidades para dar conta das tarefas e exigências políticas desse momento histórico, na perspectiva do avanço da luta de classes e da construção do socialismo.
2. Potencializar as relações e o intercâmbio entre a militância dos movimentos sociais do Brasil, bem como fortalecer a unidade política, ideológica e teórica destes movimentos sobre os processos de mudanças sociais no Brasil.
3. Fortalecer o intercâmbio de experiências no campo da formação e dos desafios orgânicos dos movimentos sociais.
Para tanto, é indispensável que as organizações projetem seus militantes para respondermos aos desafios políticos, organizativos e teóricos.
Então, é fundamental que se observe alguns CRITÉRIOS na indicação da militância:
a) Que já tenham uma caminhada, uma experiência de militância nos movimentos sociais.
b) Que tenham a característica de serem multiplicadores de processos de formação em suas organizações.
c) Ter escolaridade mínima, isto é, saber ler fluentemente, escrever e interpretar textos.
d) Considerar a questão de gênero, igual participação de homens e mulheres.
e) Deve ser indicado pela direção do movimento ao qual faz parte.
O curso ocorrera em três etapas com 15 dias cada, sendo o seguinte calendário:
Etapa I – 03 a 15 de junho de 2013
Etapa II – 18 a 31 de agosto de 2013
Etapa III – 17 a 30 de novembro de 2013
Em relação ao numero de participantes, fica a critério de cada estado analisar quantos podem enviar, considerando o perfil necessário e o caráter do curso.
Aguardamos informações com indicação dos nomes no correio secretariadoscursos@enff.org.br, até o dia 20 de abril de 2013.
Esclarecemos também, que as organizações devem assumir as despesas de deslocamento dos seus indicados, tanto da vinda como do retorno.
Um abraço em luta, aguardamos confirmação.
Erinalva
Coordenação Político Pedagógica
Núcleo de Estudos de Teoria Política