• (21) 3042-6445
  • comunica@koinonia.org.br
  • Rua Santo Amaro, 129 - RJ

Líder quilombola integrará Conselho Estadual de Educação

A ativista do movimento do negro da comunidade São Francisco, no município de Lima Campos, Maria José Palhano Silva, será a conselheira representante do povo quilombola no Conselho Estadual de Educação (CEE-MA), no novo exercício do colegiado do órgão. Ela foi apresentada, nesta segunda-feira (4), em reunião com os secretários de Estado Pedro Fernandes (Educação) e Claudett Ribeiro (Igualdade Racial) e a adjunta de Projetos Especiais da Seduc, Conceição Andrade.

"Espero colaborar para avançarmos mais nas políticas de educação quilombola e do campo, além de fortalecer a implementação da Lei 10.639, que torna obrigatório o ensino de História e Cultura Afro-Brasileira em todas as escolas brasileiras", ressaltou a quilombola, que foi indicada pela Secretaria de Igualdade Racial (Seir).

Na ocasião, os dois secretários estaduais também discutiram a parceria para distribuição nas escolas públicas do livro "Em busca de Dom Cosme Bento das Chagas – Negro Cosme: Tutor e Imperador da Liberdade", da pesquisadora Mundinha Araújo.

Lançada em 2008, a obra permite uma releitura sobre uma importante revolta popular da História maranhense – a Balaiada. Além disso, o livro lança luzes sobre o polêmico Negro Cosme, hoje reconhecido como um dos mais importantes personagens da luta contra a escravidão no Brasil.

O Secretário Pedro Fernandes destacou a importância da obra para a formação dos estudantes e promoção de igualdade racial. Além de servir como instrumento didático para o ensino da História nas escolas.

Claudett Ribeiro também observou a contribuição da obra para o ambiente escolar. "Sabemos da importância que a obra tem para resgatar a História do nosso povo nas escolas, que podem trabalhar esse livro como material didático”, comentou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo