25 de fevereiro de 2013
Sasc reafirma parceria com a Comunidade Quilombola Salinas
A comunidade Quilombola do povoado Salinas, no município de Campinas do Piauí, desenvolve ações voltadas à promoção cultural e à cidadania por meio de um vasta programação de atividades que objetivam o envolvimento de todos os moradores e parceiros da comunidade.
No último fim de semana, Salinas pôde participar e assistir a uma apresentação cultural que aconteceu no ginásio poliesportivo daquele povoado. Um grupo de street dance (dança de rua), vindo do município de Picos, e a apresentação do reisado local foram as principais atrações da noite do último sábado (22).
De acordo com o coordenador cultural da comunidade Quilombola de Salinas, Marcos Vinicius, todas essas atrações, cursos e oficinas, que são disponibilizados aos moradores, só é uma realidade a sua execução graças a parcerias firmadas e reafirmadas ao longo dos anos. “A comunidade Quilombola de Salinas tem uma ampla programação cultural e educativa voltada a todos da comunidade, e as parcerias que firmamos nesta árdua caminhada dão uma alternativa cidadã a todos. A Secretaria da Assistência Social e Cidadania (Sasc), a Cojuv, a UFPI e a Petrobras são nossas parceiras de primeira chamada”, explica.
O secretário da Assistência Social, Francisco Guedes, esteve presente à apresentação cultural no último fim de semana e reafirmou a parceria entre a Sasc e a Comunidade Quilombola Salinas. “A Sasc é parceira através de ações voltadas ao cidadão quilombola, com a promoção de oficinas e palestras. A oficina de artesanato com sementes, por exemplo, está inclusa no projeto Economia Solidária. Temos aqui também o artesanato com cabaças, oficina de corte e costura como geração de renda e outras atividades que virão com toda a certeza no decorrer do ano. Então, quero que contem com a Sasc para sermos parceiros das comunidades quilombolas, pois temos vários projetos voltados para os quilombolas e a comunidade Salinas, digo, é um exemplo de sustentabilidade”, finaliza