21 de fevereiro de 2013
Secretario se reúne com conselho quilombola para discutir planos
O secretário de Promoção da Igualdade Racial, Elias Sampaio, recebeu, na terça-feira (19/02), representantes do Conselho Estadual de Comunidades Quilombolas da Bahia para conhecer o seu primeiro plano de ações e participar de sua elaboração.
O objetivo do planejamento é nortear a execução das ações, alinhada às políticas para Comunidades Quilombolas e ao Plano Plurianual (PPA) do Governo do Estado.
“O fortalecimento das Comunidades Quilombolas coaduna com a política de promoção da igualdade racial do Governo do Estado, por isso estamos empenhados para apoiar a construção e execução desse plano”, afirmou o secretário.
Os quilombolas estão reunidos desde segunda-feira (18/02) e participam de reuniões até nessa quarta-feira (20/02). O Grupo Intersetorial para Quilombos (GIQ) também esteve reunido para discutir o planejamento e a execução de ações.
O plano apresenta metas a serem cumpridas em curto e em médio prazo, abrangendo um período de até quatro anos.
O planejamento se baseia na Política Estadual para Comunidades Remanescentes de Quilombos, instituída pelo Decreto 11.850, de 23 de novembro de 2009.
A Sepromi é a responsável pela coordenação do GIQ e pelo monitoramento da execução de programas federais para Comunidades Quilombolas, no âmbito do Governo do Estado.
Para o coordenador geral do Conselho, João Evangelista Souza, o plano de ações será fundamental para o fortalecimento das Comunidades Quilombolas, por traçar e organizar as ações das comunidades.