CFF – Rio dos Macacos: Plenária traça ações em defesa da comunidade quilombola; Há nova ameaça de de
“SOMOS QUILOMBO RIO DOS MACACOS”! A frase é de um movimento integrado por entidades sociais que defendem os interesses da comunidade quilombola Rio dos Macacos, que há mais de cinco décadas vive um conflito com a Marinha do Brasil sobre a posse das terras onde moram. Tal movimento vai promover, juntamente com as lideranças do quilombo, uma plenária, no próximo dia 30 de janeiro, às 17h, no Conselho de Desenvolvimento da Comunidade Negra (CDCN), em Salvador.
O encontro tem por objetivo, segundo os organizadores, planejar ações em defesa da comunidade e discutir as supostas novas ameaças de despejo. Organizações e pessoas solidárias à comunidade quilombola podem participar da plenária.
De acordo com o movimento, a situação do quilombo “continua preocupante”. E alerta: “O RTID, documento que dá início ao processo de titulação, não foi publicado [no Diário Oficial da União] e o juiz decidiu pela retirada da comunidade”. “É hora de mobilizar e não deixar que as decisões políticas sejam encerradas no Judiciário”, conclama.