Comunidade Quilombola é beneficiada pelo Programa Minha Casa Minha Vida
A Caixa Econômica Federal (CEF) assinou contratos do Programa Nacional de Habitação Rural (PNHR) com a comunidade quilombola de São Pedro dos Bois, no valor de R$ 1,2 milhão, localizada a 70 km de Macapá. É o segundo contrato assinado este ano no país e o primeiro na Região Norte. A iniciativa beneficiará 39 famílias quilombolas.
A superintendente regional da Caixa, Maria Celeste Teixeira, considerou fundamental a persistência e a organização da comunidade para obter essa conquista. “Esses itens possibilitaram o acesso ao PNHR, que realizará o sonho da casa própria”. O representante da comunidade, João Batista Fortunato, que nasceu no local há 53 anos, e como trabalhador rural sonhava poder ter um lugar digno para morar, também se expressou. “Graças à determinação e organização da comunidade conseguimos concretizar esse sonho”, alegrou-se.
A Caixa beneficiou, somente em 2012, mais de 40 mil famílias de agricultores e trabalhadores rurais por meio do PNHR. O resultado representa um crescimento de 225% em relação a 2011. Desde o início do Programa, em setembro de 2009, mais de 57 mil famílias conquistaram o direito à moradia digna e quase R$ 1 bilhão já foi investido no setor.
O PNHR-Grupo I, concede subsídios com recursos do Orçamento Geral da União (OGU) ao beneficiário (pessoa física), agricultor familiar ou trabalhador rural, organizados por uma entidade organizadora, para a aquisição de material de construção, para a construção, conclusão ou reforma/ampliação da unidade habitacional em área rural.
São também beneficiários do programa e se enquadram como agricultores familiares: pescadores artesanais, extrativistas, silvícolas, aquicultores, maricultores, piscicultores, ribeirinhos, comunidades quilombolas, povos indígenas e demais comunidades tradicionais.