• (21) 3042-6445
  • comunica@koinonia.org.br
  • Rua Santo Amaro, 129 - RJ

Comunidade Quilombola do Cabo está perto de receber uma Casa das Juventudes

A Comunidade Quilombola Onze Negras do Cabo de Santo Agostinho irá contar em breve com um espaço voltado para os jovens. É que o secretário Executivo de Articulação e Projetos Especiais de Pernambuco, Eduardo Figueiredo, se reuniu nessa quinta-feira (10/01) com o secretário Executivo da Juventude e Esportes do município, César Paiva, para acelerar o processo de entrega da Casa das Juventudes à comunidade. O encontro aconteceu na sede da própria secretaria, situada no Centro da cidade, e se estendeu até a localidade onde o equipamento irá funcionar para vistoriar suas instalações.

Outro motivo que trouxe a equipe até o Cabo de Santo Agostinho foi conhecer a nova gestão e fortalecer ainda mais a parceria que existe entre Estado e município. O programa Casa das Juventudes funciona da seguinte forma; o Governo Estadual equipa a Casa e presta apoio técnico, enquanto o executivo municipal fica responsável por fornecer o local, os profissionais que vão executar o programa e a manutenção do espaço.

Para Figueiredo, é muito importante que a Casa tenha um cronograma de atividades antes da sua abertura, com oficinas de grafitagem, hip hop, rodas de diálogo e muito mais. “O objetivo é criar um espaço para discutir políticas para os jovens da comunidade onde a casa está inserida e proporcionar convivência, lazer e qualificação profissional”, informou.

De acordo com o secretário César Paiva, os impasses que impedem à comunidade quilombola de receber a casa, no momento, são a convocação de pessoal e adequação do espaço. “Vamos levar essa demanda para o prefeito Vado da Farmácia, que tem total interesse em entregar mais esse equipamento para a população cabense, o mais breve possível”, relatou.

A Casa vai beneficiar cerca de 500 famílias que vivem no local e será equipada com 10 computadores, projetor multimídia, tela de projeção, caixa amplificadora, microfones, filmadora digital, câmera digital, cadeiras, mesa de reunião, quadro branco, impressora, entre outros equipamentos.

A líder da comunidade Onze Negras e integrante da Comissão Estadual das comunidades quilombolas de Pernambuco, Maria José de Fátima, destacou que o equipamento vai chegar em uma boa hora. “Os jovens daqui precisam muito de capacitação para aproveitar as oportunidades que estão surgindo no município e gerar renda para que eles possam ter uma perspectiva de vida melhor que a dos seus pais. Queremos que o talento dos nossos jovens não fique só aqui, mas que sejam aproveitados dentro e fora do Cabo”, pontuou.

“O intuito da Casa das Juventudes é justamente melhorar a qualidade de vida da população local através do incentivo ao jovem que vai receber todo o apoio que eles precisam para se tornarem cidadãos ativos e participantes, contribuindo para a cultura e para o desenvolvimento da cidade”, observou.

Participaram da reunião os gerentes municipais de Esportes, Luís Barbosa, da Juventude, Daniel Paluca, a coordenadora das Casas das Juventudes, Mariana Lyra e a assessora, Camila Barros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo