4 de dezembro de 2012
Semana da Consciência Negra no Quilombo de Mesquita
O Inesc em parceria com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) iniciou um trabalho no Quilombo de Mesquista (comunidade perto da Cidade Ocidental e Valparaízo de Goiás). O objetivo é contribuir com a construção do Projeto Político Pedagógico da escola Aleixo Pereira Braga, única da comunidade. O projeto busca desenvolver ações que resgatem a identidade cultural e as particularidades dos quilombolas.
A primeira atividade desenvolvida foi a produção de um vídeo composto por perguntas da comunidade e repostas de gestores públicos. O produto foi apresentado no sábado, 22/11, dia da festa em comemoração ao mês da Consciência Negra na escola. O vídeo retratou um pouco sobre a história dos quilombolas, questões da titulação e da educação.
Para complementar o debate, Carolina Bellinger, antropóloga e assessora da Comissão Pró-indio de São Paulo (CPI), esclareceu mais dúvidas da sociedade sobre os direitos territoriais, culturais e políticos dos quilombolas.
Consciência Negra
A escola foi toda transformada para a data. Os estudantes e professores envolveram-se em uma pesquisa sobre a história local, a história afro-brasileira e todas as suas nuances culturais e fizeram um evento para a posteridade.
“Acredito que a nossa participação foi muito positiva por termos conseguido levar respostas importantes para a comunidade. Esclarecemos questões relacionadas à terra e à educação. Nosso objetivo maior é desenvolver ações que considerem a população do Quilombo como sujeitos de direito”, afirma Cleomar Manhas, assessora política do Inesc.
Confira o vídeo apresentado à comunidade