4 de dezembro de 2012
Comunidade quilombola de Cajari terá acesso a crédito do Pronaf
A Secretaria de Estado do Desenvolvimento Social e Agricultura Familiar (Sedes) realizou, na comunidade quilombola de Santa Maria, município de Cajari, o Terceiro Mutirão para a Emissão de Declaração de Aptidão (DAP’s) ao Programa Nacional de Agricultura Familiar (Pronaf). Ao todo, foram entregues 340 DAP’s, que somadas às de Penalva (254) e Alcântara (287), totalizam 881 documentos repassados somente este ano.
Quilombola nascida e criada em Santa Maria, Adenilma Costa Santos, ao receber a sua DAP das mãos do secretário de Estado do Desenvolvimento Social e Agricultura Familiar, Fernando Fialho, narrou esperança de uma vida bem melhor. “São 23 anos de muita luta. Aqui plantamos milho, arroz e banana, sem nenhum apoio. Agora, tenho fé em conseguir um financiamento, aumentar a minha produção e garantir o sustento da minha família”, disse, confiante.
Aos quilombolas, o secretário falou da importância da DAP, que possibilita acesso às linhas de créditos do Pronaf. Fernando Fialho também enfatizou o compromisso da governadora Roseana Sarney em transformar as comunidades quilombolas em autossustentáveis.
“Estamos detectando as demandas e necessidades existentes nas comunidades quilombolas, para implantar um programa multissetorial e torná-las independentes. Outra ação, realizada nestes mutirões, é a identificação de famílias que tem direito acesso aos programas sociais do Governo Federal, como Bolsa Família e Brasil Carinhoso”, explicou.
O secretário ratificou o compromisso do Governo do Maranhão em construir inicialmente 40 cozinhas escolas, com restaurantes populares em 40 municípios maranhenses, que serão selecionados. “Dois deles já estão definidos: um será instalado em Viana e outro em Cajari”, garantiu Fernando Fialho, ao lado do deputado estadual e prefeito eleito de Viana, Chico Gomes, e do prefeito reeleito de Cajari, Joel Dourado.
Chico Gomes e Joel Dourado destacaram o trabalho em conjunto que vão realizar entre os municípios e parceria que celebrarão com o Governo do Estado. “Vamos unir as nossas forças em prol da nossa região”, disseram.
História de lutas e conquistas
“Santa Maria, o povo sabe a tua luta e a tua glória. Terra de bravos e de grandes heróis”. Esse é um trecho do Hino da Comunidade Quilombola de Santa Maria, que traduz o sofrimento de um povo que conquistou a sua dignidade com muita peleja.
O líder quilombola de Santa Maria, Pedro Gonçalves de Abreu Ramos, é um símbolo dessa luta. Saiu da comunidade, formou-se em Direito, em São Luís, exerceu a profissão como delegado e retornou a terra natal após a aposentadoria. “Quando aqui cheguei não tinha nada. Hoje, com a nossa luta, com os nossos esforços temos energia elétrica, água e posto de saúde”, comemorou.
O “conto” de Pedro Gonçalves foi corroborado com uma encenação feita por adolescentes da comunidade. Em pequeno, mas singelo ato, eles narraram a sua história: da escravidão, da conquista da liberdade ao direito à terra de fato, mas não de direito.
“Agora, contamos com o apoio da governadora Roseana Sarney para interceder por todos nós e nos ajudar na regularização de nossa terra”, finalizou Pedro Gonçalves.