• (21) 3042-6445
  • comunica@koinonia.org.br
  • Rua Santo Amaro, 129 - RJ

Terras serão entregues a mais de cem famílias quilombolas de Ourém

 

Mais de cem famílias remanescentes de quilombos irão receber do governo do estado o título coletivo das terras que ocupam na Comunidade de Mocambo, localizada a dois quilômetros da área patrimonial do município de Ourém, nordeste paraense. A entrega será realizada na segunda-feira (3).
 
De acordo com o Censo 2010, a população de Ourém é de 16.311 pessoas, sendo que 85,6% são negros. No Pará, existem mais de 300 comunidades remanescentes de quilombos, das quais 118 possuem as terras tituladas. O estado foi o primeiro a entregar um título coletivo e é o que mais titulou terras em favor de quilombolas no país, além de ter sido precursor na desapropriação por interesse social em favor de comunidades quilombolas, no período de 2000 a 2006.
O título coletivo, de 656 hectares, será recebido pela Associação Agrícola Comunitária, representando as famílias. A titulação é resultado do trabalho da Comissão Estadual de Políticas para Comunidades de Remanescentes de Quilombos do Estado do Pará, composta pela Coordenação das Associações dessas comunidades, conhecida por Malungu (que significa “companheiros”), e por órgãos do governo, que inclui o Instituto de Desenvolvimento Econômico, Social e Ambiental do Pará (Idesp).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo