Exposição itinerante de cooperação Internacional “As Aguas da Memória”,
REF: Exposição internacional itinerante “As Aguas da Memória, a Rota do Ex-cravizado”, que faz parte do projeto Negros e Brancos em Cores, parceiro do programa a Rota do Escravo – UNESCO, no âmbito da década dos afro- descendentes decretada pela ONU.
Realização Inêz Oludé da Silva, artista plástica muralista. Produçao Bienal de Artes Brasileiras de Bruxelas
Estamos apresentando a proposta de realização de exposição itinerante, As Aguas da Memória,a Rota do Ex-cravizado, que faz parte do Projeto Negros e Brancos em Cores, parceiro da UNESCO desde 2004..
O projeto “Negros e Brancos em Cores” tem como objetivos quebrar o silêncio e reencontrar o elo perdido entre Africa e seus descendentes. Pretendemos estabelecer uma reflexão sobre a história da escravidão e suas sequelas, favorecendo um maior diálogo intercultural entre os países implicados nesta tragédia através da exposição “As Aguas da Memória” e atividades culturais. Concebida pela artista plástica e pesquisadora Inêz Oludé da Silva, o projeto foi realizada em Bruxelas, Hamburgo, Paris, Washington
– O objetivo principal
Realizar nos 27 Estados do Brasil e em Brasilia à partir de 2013. durante toda a década dedicada aos afro descendentes decretada pela Onu. Iniciando-se em Recife, no Museu da Abolição, O Mafro da Bahia e outras entidades estao analisando a proposta
– Nos países africanos, americanos e europeus iniciando-se na Maison du Peuple em Bruxelas, em setembro/outubro de 2013.
Temos o apoio intitucional da Unesco, do Museu da Abolição do Recife (apoios Ibram, MInc), Embaixada do Brasil, Consulado Geral do Brasil, Ministério de Relações Exteriores, Casa do Povo, Casa do Livro, Cocof, Secretaria da Cultura de Sint-Gilles, Smart ASBL, Prefeitura de Saint-Gilles, sob os auspícios do Ministro-Presidente de Bruxelas Capital, Senhor Charles Picqué e da Ministra da Cultura da Comunidade Francesa, Madame Fadila Laanan e o apoio institucional da Unesco,
Cinquenta e seis por cento dos brasileiros são de origem africana, representando um universo de cerca de 80 milhões de pessoas, fazendo do Brasil o país com a maior população de origem africana no exterior de África, além de ser também segundo país do mundo, após a Nigéria, com maior número de habitantes de origem africana.
Nosso objetivo: difundir a exposição “ as Aguas da Memória, a Rota do Ex-cravizado” na Africa, nas Américas Europa e principalmente no Brasil, no âmbito da década afro descendente decretada pela ONU e UNESCO .
Cientes das possibilidades que o projeto oferece como forma de expressão e comunicação e da contribuição à promoção da paz, da luta contra a exclusão social e da discriminação, estamos confiantes de que será um grande passo no caminho da reconciliaçao e do diálogo intercultural entre a Africa e seus descendentes.