• (21) 3042-6445
  • comunica@koinonia.org.br
  • Rua Santo Amaro, 129 - RJ

Assembleia realiza audiência pública na comunidade quilombola Kalunga

A Assembleia Legislativa vai realizar audiência pública no dia 22, quinta-feira, às 13 horas, na Escola Municipal Maiadinha, na região Vão de Alma, no município de Cavalcante.

A iniciativa é do deputado Carlos Antonio (PSC), presidente da Comissão da Criança e Adolescente da Assembleia Legislativa.
O tema da audiência pública é “Violência Sexual e Drogadição de Criança e Adolescente de Comunidades Quilombolas (Kalunga) do Nordeste Goiano”.

Carlos Antonio adiantou que será debatido, também, o papel do Conselho Tutelar especificamente na questão da exploração sexual de criança e adolescente.

Ele informa que, além da estrutura da Assembleia Legislativa, o evento contará com o apoio dos Conselhos Tutelares da região, notadamente de Cavalcante, Teresina de Goiás, Alto Paraíso e Monte Alegre.

“Estamos mobilizando as autoridades afetas ao tema, de modo especial as da região, com vistas a encontrar uma solução mais urgente para essa questão que está afligindo muitas famílias de comunidades quilombolas”, ressaltou o deputado.

A população kalunga é uma comunidade de negros, originalmente formada por descendentes dos primeiros quilombolas, ou seja, de escravos que fugiram do cativeiro e organizaram quilombos, passando a viver em relativo isolamento, construindo para si uma identidade e uma cultura próprias, com os elementos africanos de sua origem adicionados aos europeus dos colonizadores, marcados pela forte presença do catolicismo tradicional do meio rural.

Estes quilombos localizavam-se ao norte da região que hoje é conhecida como Chapada dos Veadeiros e, desde 1991, toda área ocupada por esta comunidade foi reconhecida oficialmente pelo Governo de Goiás como sítio histórico que abriga o Patrimônio Cultural Kalunga, parte essencial do patrimônio histórico e cultural brasileiro.

A região desperta grande interesse de turistas, ao exemplo do povoado do Engenho II, que está localizado no município de Cavalcante, a 27 km da cidade no Sítio Histórico e Patrimônio Cultural Kalunga que possui 237 mil hectares.

O local possui muita história e belíssimas cachoeiras como a Santa Barbara, de cor de água azul; a capivara, a menos de 1 km do povoado; e a Candaru com 70 metros de queda.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo