• (21) 3042-6445
  • comunica@koinonia.org.br
  • Rua Santo Amaro, 129 - RJ

Gincana ecológica agita comunidade quilombola em MS

 

10 de outubro de 2012

 

Diretor da escola Zumbi dos Palmares, Marcos Silva, agradeceu a presença dos alunos

Diretor da escola Zumbi dos Palmares, Marcos Silva, agradeceu a presença dos alunos

Com alegria e descontração os jovens da Comunidade Quilombola Furnas do Dionísio, localizada no município de Jaraguari, participaram, de 17 a 20 de setembro, da 1ª Gincana Comunidade Mais Limpa, promovida pela Superintendência Estadual da Funasa Mato Grosso do Sul (Suest/MS), em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente do município.

Alunos do ensino fundamental e médio da Escola Estadual Zumbi dos Palmares participaram das atividades que tiveram como objetivo a conscientização ambiental. Cada turno foi dividido em quatro equipes: vermelha, azul, verde e amarela. Os trabalhos, a cargo do chefe do Serviço de Saúde Ambiental (Sesam) da Funasade MS, Antonio Vilharva; dos técnicos Aldírio Sérgio Rodrigues e Bento Machado; e da secretária de Meio Ambiente de Jaraguari, Maria Rocha, envolveram uma palestra e provas que avaliaram itens desenvolvidos pelos próprios alunos dentro da temática como: brinquedo, roupa, acessório, texto poético, painel artístico, paródia, teatro e uma mobilização para o recolhimento de materiais recicláveis.

 

Alunos recolheram mais de mil quilos em materiais recicláveis durante a gincana ecológica

Alunos recolheram mais de mil quilos em materiais recicláveis durante a gincana ecológica

As atividades puderam ser acompanhadas por alunos da Escola Estadual Zélia Quevedo Chaves, de Campo Grande, presentes no dia 19. A professora de Língua Portuguesa e Filosofia, Olinda Conceição, agradeceu a recepção calorosa dos moradores de Furnas. “Os nossos alunos ficaram muito contentes com o passeio e pretendem voltar. Acredito que o objetivo da gincana foi alcançado, mas é fundamental que eles continuem esse trabalho para manter a comunidade sempre limpa e colaborando com o meio ambiente”, afirmou. Além de assistirem às apresentações, os alunos das 8º e 9º séries e do 3º ano da escola da capital escreveram um livro de poemas e poesias sobre Furnas.

Para o superintendente estadual da Funasa de MS, Pedro Teruel, atitudes sustentáveis incentivadas desde a escola são muito importantes para a formação dos jovens. “A educação ambiental também é mais atrativa por se tratar de um processo participativo entre todos os interessados”, ressalta Teruel, lembrando que a saúde ambiental faz parte da missão da Funasa

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo