• (21) 3042-6445
  • comunica@koinonia.org.br
  • Rua Santo Amaro, 129 - RJ

Quilombolas participam de seminário e da 5ª Feira de Troca de Sementes e Mudas

 Foram realizados, nos últimos dias 17 e 18 de agosto, dois eventos relacionados às comunidades quilombolas da região do Vale do Ribeira. No dia 17, ocorreu o Seminário Roças Quilombolas – Alimento, Cultura e Biodiversidade e, no dia seguinte, a 5ª edição da feira de Troca de Sementes e Mudas Tradicionais. Os dois eventos foram realizados em Eldorado.

O Seminário Roças Quilombolas abordou questões como: dificuldades e perspectivas de licenciamento para roças tradicionais, o papel das roças para a manutenção da biodiversidade e a relação dos jovens quilombolas com a tradição de suas comunidades . O coordenador da Regional Sul e representante da Diretoria Executiva da Fundação Itesp no evento, José Renato Lisboa, falou sobre o fortalecimento   das atividades de roça nas comunidades e a manutenção da cultura quilombola na região. O analista de desenvolvimento agrário da Fundação Itesp, Marcelo Bento Nascimento da Silva, abordou os conflitos da atividade agrícola tradicional quilombola com a legislação ambiental e licenciamento para roças. Já a feira do dia 18 possibilitou a troca de variedades agrícolas entre comunidades quilombolas  –  a iniciativa permite que agricultores tradicionais recuperem variedades de arroz, feijão, milho, mandioca, cará e abobora.

Cerca de 20 comunidades quilombolas localizadas nos municípios de Eldorado , Iporanga, Itaóca, Iguape, Registro e Barra do Turvo participaram dos eventos. Estavam presentes também representantes da ComunidadeQuilombola Cafundó, de Salto de Pirapora; do Assentamento Carlos Lamarca, de Itapetininga e índios da aldeia Tupimarim, de Registro. O seminário foi realizado pelo Instituto Socioambiental  e associações quilombolas com o apoio da Fundação Itesp e dos parceiros: Conselho Federal Gestor do Fundo de Defesa  dos Direitos Difusos (CFDD); Secretaria da Cultura do estado de São Paulo (SEC); Fundação Florestal;  Federação das Associações Quilombolas do vale do Ribeira (Faquivar); Equipe de Articulação e Assessoria às Comunidades Negras e Quilombolas do vale do Ribeira (Eaacone); Centro de Educação, Profissionalização , Cultura e Empreendedorismo  (CEPCE); Ajuda da Igreja da Noruega/Operação dia do trabalho; Núcleo Oikos e as Prefeituras de Eldorado, Itaóca e Registro.
 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo