• (21) 3042-6445
  • comunica@koinonia.org.br
  • Rua Santo Amaro, 129 - RJ

Ubatuba: IV Festa da Juçara acontecerá no próximo final de semana

Evento será realizado nos dias 19 e 20 de maio no Sertão do Ubatumirim

Nos dias 19 e 20 de maio acontece em Ubatuba a IV Festa da Juçara, comemorando a safra de 2012. Desta vez quem recebe os convidados é o Sertão do Ubatumirim, na área do campo de futebol, no mesmo local onde acontece a Festa da Mandioca. A festa terá início às 12 horas e oferecerá logo no primeiro dia uma oficina de artes circenses, seguida de artesanato quilombola e no domingo oficinas de teatro.

A festa já se consagrou como uma importante manifestação cultural das comunidades tradicionais caiçaras e quilombolas, envolvidas no trabalho de preservação da palmeira juçara. O público presente poderá conferir o melhor da culinária utilizando a polpa de juçara como ingrediente. Pratos salgados ou doces, sucos, café com juçara, além de pães, bolos, associados aos demais produtos dos agricultores das comunidades, oferecendo sabores e saberes ao público que vai à festa.

Outras atrações

Mas as delícias não param por aí, porque sobra ainda muita diversão com as apresentações de música e dança tradicionais que fazem parte da programação, como fandango caiçara, Guaruçá, que trará o tradicionalismo da moda de viola da região, e também bandas de forró pé de serra, oficinas com materiais provenientes da Mata Atlântica e o ensaio aberto com o jongo dos jovens e crianças do grupo Ô de Casa, entre outras atrações para todas as idades.

Este encontro reúne em um final de semana três mil pessoas de todo o litoral e capital paulista, mostrando a culinária juçareira e os sons tradicionais do litoral norte.

A Festa da Juçara é um evento apoiado pelo Programa Juçara, desenvolvido pelo Instituto de Permacultura da Mata Atlântica (IPEMA) em parceria com a Associação de Moradores do Sertão do Ubatumirim, Prefeitura de Ubatuba e Akarui. Para saber mais acesse www.projetojucara.org.br ou ligue para (12) 3848-1801.

<O Observatório Quilombola publica todas as informações que recebe, sem descartar ou privilegiar nenhuma fonte, e as reproduz na íntegra, não se responsabilizando pelo seu conteúdo.>

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo