Cinemateca exibe documentário sobre Redes Fandangueiras
O documentário “Trânsito Caiçaras em Redes Fandangueiras”, fruto de pesquisa realizada pela Professora Patrícia Martins, do Câmpus Paranaguá, e dirigido por Flávio Rocha, será lançado nesta segunda-feira (07), na Cinemateca de Curitiba. A obra trata do Fandango Caiçara, dança tradicional das comunidades caiçaras que habitam a região de mata atlântica entre o litoral norte do Paraná e sul de São Paulo. Os autores partem dos bailes de fandango para resgatar detalhes, como a confecção dos instrumentos, e a memória do ritmo, que pode se tornar patrimônio imaterial brasileiro.
Na mesma ocasião, também será lançado o documentário “Quilombolas das Lauráceas”, do mesmo diretor, produzido por Jandaira Santos Moscal e Tatiana Kaminski.
Do Vale do Ribeira ao litoral, os documentários “Quilombolas das Lauráceas” e “Trânsitos Caiçaras em redes fandangueiras” tratam das fronteiras fluídas que, para além dos limites geopolíticos, constituem relações entre os estados do Paraná e São Paulo. Ambos foram produzidos por meio da Bolsa de Produção Crítica em Culturas Populares, da Fundação Nacional de Artes (Funarte), entre 2010 e 2011, trazendo para a linguagem audiovisual as linguagens destes territórios culturais.
SERVIÇO:
Local: Cinemateca de Curitiba
Endereço: Rua Carlos Cavalcanti, 1174 – São Francisco
Data e horário: Dia 07 de maio de 2012 (segunda-feira), às 19h
Preço: Entrada Franca
<O Observatório Quilombola publica todas as informações que recebe, sem descartar ou privilegiar nenhuma fonte, e as reproduz na íntegra, não se responsabilizando pelo seu conteúdo.>