• (21) 3042-6445
  • comunica@koinonia.org.br
  • Rua Santo Amaro, 129 - RJ

Agraer/MS e quilombolas participam da Conferência de Extensão Rural em Brasília

A 1ª Conferência Nacional sobre Assistência Técnica e Extensão Rural na Agricultura Familiar e na Reforma Agrária (Cnater) começou ontem (23) e vai até dia 26, em Brasília. No primeiro dia do evento foram realizadas as plenárias e a aprovação do regulamento da conferência. A abertura oficial ocorreu hoje (24), às 8h30, com a presença do ministro Pepe Vargas.

De acordo com as informações dos organizadores do evento, durante a realização da Ater serão definidas propostas que constituirão as estratégias, diretrizes e prioridades para o Programa Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (Pronater), programa do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) que auxilia o agricultor familiar a melhorar sua produção e qualidade de vida.
 
Mato Grosso do Sul
 
De Mato Grosso do Sul participam da conferência,os gestores e técnicos da Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural (Agraer/MS), Denise Miranda, Olcy G. Pompeo Santos e Gilberto da Silva Macedo, com objetivo de trazer maiores informações e bons resultados para o desenvolvimento do projeto em nosso Estado. Já o secretário-geral da Coordenação das Comunidades Negras Rurais Quilombolas de Mato Grosso do Sul, Antônio Borges dos Santos, foi eleito como delegado representando a comunidade remanescente de quilombos do Estado, para o evento em Brasília.
 
Segundo informações da Agraer/MS, o evento contará com a participação de 700 participantes, entre delegados, gestores, técnicos e convidados. A Conferência ocorre em um momento de intensas discussões e debates na sociedade civil e no governo acerca do papel da Ater na disponibilização de diferentes políticas públicas para a agricultura familiar e estrutura de serviço de assistência técnica e extensão rural que seja efetivo para promoção do desenvolvimento rural sustentável.
 
Seminário dos Quilombolas
 
O gestor de Desenvolvimento Rural e engenheiro agrônomo da Agraer/MS, Altair Luiz da Silva, e a presidente da Associação da Comunidade Quilombola de Furnas dos Dioniso (localizada no município de Jaraguari/MS), Maria Aparecida Martins, estiveram presentes no 1° Seminário de Ater Quilombola, realizado em Brasília (DF), nos dias 12,13 e 14 de março deste ano.
 
O evento teve como objetivo a preparação das lideranças no movimento negro – quilombola sobre a realização da Conferência Nacional de Ater (Assistência Técnica e Extensão Rural). Por meio do seminário foram discutidas propostas no Texto Base, dando uma atenção maior à questão quilombola pelo PNATER (Política Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural para a Agricultura Familiar e Reforma Agrária).
 
Durante o seminário, o engenheiro agrônomo Altair Luiz da Silva, da Agraer, fez uma exploração de todo o trabalho que está sendo realizado no Estado, bem como reunião de apresentação de políticas públicas em outras comunidades e acesso à linha de crédito do Pronaf – Grupo B, em destaque apresentando ao público as ações e experiências de Ater, com as comunidades de quilombolas da Chácara Buriti, Furnas da Boa Sorte e Furnas dos Dionísio.
 
De acordo com as informações da Agraer/MS, nestas três comunidades estão sendo acompanhadas 160 famílias. Hoje são 21 comunidades adotadas e em fase de reconhecimento junto à Fundação Cultural Palmares. Segundo a Agraer, essas comunidades quilombolas apresentam grande potencial para desenvolver a produção em Mato Grosso do Sul e acessar várias políticas públicas, entre elas a PAA (Programa de Aquisição de Alimentos) e PNAE (Programa Nacional de Alimentação Escolar).

 

<O Observatório Quilombola publica todas as informações que recebe, sem descartar ou privilegiar nenhuma fonte, e as reproduz na íntegra, não se responsabilizando pelo seu conteúdo.>

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo