• (21) 3042-6445
  • comunica@koinonia.org.br
  • Rua Santo Amaro, 129 - RJ

Secretaria fortalece parceria com comunidade quilombola Tabacaria

A comunidade quilombola Tabacaria, em Palmeira dos Índios, recebeu a visita da secretária de Estado da Mulher, da Cidadania e dos Direitos Humanos, Kátia Born, nesta quinta-feira (12) para anunciar investimentos feitos pelo Governo do Estado, em parceria com o governo federal e a prefeitura, para a construção da estrada que dá acesso à cidade, com R$ 1 milhão em recursos garantidos para a melhoria do abastecimento de água e a implantação de curso de qualificação para a população

Durante as ações do projeto Mahuca, na creche Tabacaria, a secretária disse que já foi aprovada a liberação dos recursos na Funasa para a canalização da água e a segunda etapa do abastecimento, além de R$ 10 mil para a construção de um galpão que irá abrigar as artesãs da comunidade durante os cursos de qualificação que contarão com a parceria da Secretaria de Estado do Trabalho, Emprego e Qualificação Profissional.

“No dia 23 deste mês, a ministra da Igualdade Racial, Luiza Bairros, vem a Alagoas assinar um termo de compromisso para garantir as melhorias nas comunidades quilombolas, e a Tabacaria será prioridade. Solicitei ao prefeito James Ribeiro que envie uma comitiva a Maceió para sensibilizar a ministra desta urgência. A presidenta Dilma Rousseff tem sido nossa parceira e estamos nos articulando com a Codevasf para a irrigação”, informou a secretária.

A Secretaria da Mulher, Cidadania e Direitos Humanos (SEMCDH) enviou uma equipe técnica para complementar a pesquisa que havia sido feita anteriormente para agregar novos dados dos moradores a fim de que a pasta possa solicitar políticas públicas adequadas para cada comunidade. Nesse sentido, SEMDDH já enviou relatórios para a Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir), relatando a situação de Tabacaria e outras comunidades.

A secretaria elaborou a agenda Brasil Quilombola, que traduz todas as demandas das 66 comunidades quilombolas de Alagoas, inclusive, elegendo prioridades de acordo com as necessidades de cada localidade.

A comunidade quilombola do povoado de Tabacaria, com mais de 90 famílias, em Palmeira dos Índios, é protagonista de uma conquista histórica desde o dia dois de novembro de 2008, quando foi publicada, no Diário Oficial da União, a portaria que reconheceu o território quilombola, o primeiro reconhecido pelo governo federal em Alagoas.

Tabacaria é uma comunidade que em situação de extrema pobreza, as casas são de lona. Ela está dentro no Projeto Ações Integradas nas Comunidades Quilombolas executado pela SEMCDH que prevê ações prioritárias as demandas das comunidades.

Com esse reconhecimento, as famílias de descendentes de quilombos passaram a ter o direito de voltar ao local onde viveram seus ancestrais, fazendo com que as histórias e os costumes da comunidade negra permaneçam vivos. Foi o primeiro passo para que a comunidade quilombola pudesse, de fato, receber investimentos públicos.

Investimentos em políticas públicas vindas dos governos federal e estadual também foram fundamentais nesse aspecto, como o acompanhamento para o reconhecimento da terra, possibilitando o acesso a vários projetos desenvolvidos em áreas como educação, saúde e agricultura familiar.

Kátia Born estava acompanhada do secretário do Trabalho, Alberto Sextafeira, do prefeito James Ribeiro, e do secretário municipal de Indústria e Comércio, Antônio Oliveira.

 

<O Observatório Quilombola publica todas as informações que recebe, sem descartar ou privilegiar nenhuma fonte, e as reproduz na íntegra, não se responsabilizando pelo seu conteúdo.>

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo