Secretaria fortalece parceria com comunidade quilombola Tabacaria
A comunidade quilombola do povoado de Tabacaria, com mais de 90 famílias, em Palmeira dos Índios, é protagonista de uma conquista histórica desde o dia dois de novembro de 2008, quando foi publicada, no Diário Oficial da União, a portaria que reconheceu o território quilombola, o primeiro reconhecido pelo governo federal em Alagoas.
Tabacaria é uma comunidade que em situação de extrema pobreza, as casas são de lona. Ela está dentro no Projeto Ações Integradas nas Comunidades Quilombolas executado pela SEMCDH que prevê ações prioritárias as demandas das comunidades.
Com esse reconhecimento, as famílias de descendentes de quilombos passaram a ter o direito de voltar ao local onde viveram seus ancestrais, fazendo com que as histórias e os costumes da comunidade negra permaneçam vivos. Foi o primeiro passo para que a comunidade quilombola pudesse, de fato, receber investimentos públicos.
Investimentos em políticas públicas vindas dos governos federal e estadual também foram fundamentais nesse aspecto, como o acompanhamento para o reconhecimento da terra, possibilitando o acesso a vários projetos desenvolvidos em áreas como educação, saúde e agricultura familiar.
Kátia Born estava acompanhada do secretário do Trabalho, Alberto Sextafeira, do prefeito James Ribeiro, e do secretário municipal de Indústria e Comércio, Antônio Oliveira.
<O Observatório Quilombola publica todas as informações que recebe, sem descartar ou privilegiar nenhuma fonte, e as reproduz na íntegra, não se responsabilizando pelo seu conteúdo.>